Dois novos sismos foram sentidos esta segunda-feira de manhã na Terceira, contabilizando-se seis eventos naquela ilha dos Açores desde a noite de domingo, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Os dois sismos mais recentes foram registados às 08:08 locais (09:08 em Lisboa), sendo que o primeiro teve magnitude 2,6 na escala de Richter e epicentro a cerca de três quilómetros a sul de Raminho (concelho de Angra do Heroísmo), e o segundo teve magnitude 2,7 e epicentro a cerca de três quilómetros a leste da Serreta, no mesmo município.

"De acordo com a informação disponível até ao momento, os sismos foram sentidos com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) em Raminho, Serreta e Altares (concelho de Angra do Heroísmo), e em Biscoitos, Quatro Ribeiras e Agualva (concelho de Praia da Vitória). Os eventos foram ainda sentidos com intensidade III em Doze Ribeiras, Santa Bárbara e Cinco Ribeiras (concelho de Angra do Heroísmo)", adianta o CIVISA.

Durante a noite, os Açores foram assolados por quatro sismos em quatro horas. A ilha da Terceira concentrou quase a totalidade destes abalos.

Em comunicado, o CIVISA indica que um dos sismos, de magnitude 2,3 na escala de Ritcher, foi registado às 03:56 (04:56 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de três quilómetros a sul de Raminho, na ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Serreta. Foi ainda sentido com intensidade III em Biscoitos.

Um outro abalo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi registado e sentido na ilha Terceira às 03:27 (04:27 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de três quilómetros a sul de Raminho, no concelho de Angra do Heroísmo.

Num comunicado, o CIVISA acrescentou que o sismo foi sentido, na parte oeste da Terceira, com intensidade máxima V na escala de Mercalli Modificada. O evento foi ainda sentido com intensidade IV/V na metade oriental da ilha.

O IPMA avaliou o sismo como sendo de magnitude 3.9 (Richter) e estimou que o epicentro se tenha localizado a cerca de quatro quilómetros a este-sudeste da Serreta, no concelho de Angra do Heroísmo.

Um outro abalo, de magnitude 2,6 na escala de Richter, foi registado às 01:26 (02:26 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a este da Serreta, disse o CIVISA.

Num comunicado, o CIVISA disse que "o sismo foi sentido com com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Serreta, Raminho, Altares, S. Bartolomeu (concelho de Angra do Heroísmo) e Biscoitos (concelho de Praia da Vitória)".

Os abalos desta madrugada inserem-se "na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022", disse o CIVISA.

Em 27 de junho, o CIVISA subiu o nível de alerta relativo ao vulcão de Santa Bárbara para V3 e o do sistema vulcânico fissural da ilha Terceira para V1.

Nos níveis de alerta vulcânico, V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso", de acordo com a informação disponível na página do CIVISA. O nível V3 confirma a reativação do sistema vulcânico, existindo sinais de atividade elevada.

Um primeiro abalo, de magnitude 2,6 na escala de Richter, foi sentido pelas 23:32 (00:32 de hoje em Lisboa) na ilha do Faial, que também faz parte do grupo central dos Açores, avançou o centro.

Notícia atualizada às 11h57 com informações sobre dois novos sismos.