A tempestade tropical Isaac passou esta sexta-feira à categoria de furacão, contudo prevê-se que passe mais afastado do Arquipélago dos Açores do que o inicialmente previsto.

O ciclone tropical Isaac intensificou-se nas últimas horas e é agora furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson.

No entanto, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), apesar de manter a direção da trajetória inicial, a tempestade que deverá atingir os Açores este sábado irá passar mais afastada do arquipélago e consequentemente os seus efeitos no estado do tempo da região serão menos sentidos.

Trajetória do furacão Isaac
Trajetória do furacão Isaac Reprodução Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos

"Com os dados disponíveis até ao momento, espera-se que o aumento do vento e da agitação marítima seja menos significativo, ou seja, as rajadas rondem os 60 km/h e as ondas atinjam os 5 metros de altura significativa", garante o IPMA.

Em relação à precipitação, mantém-se a previsão de precipitação por vezes forte especialmente nos Grupos Ocidental e Central.

Num comunicado divulgado esta manhãs é ainda referido que às 9h00 desta sexta-feira "o centro do ciclone tropical Isaac localizava-se a 1540 km a oeste dos Açores (ilha das Flores), com deslocamento para leste (E) a uma velocidade de 19 km/h".