A Toyota decidiu renovar a Proace e a Proace City, modelos pioneiros na introdução de motorizações 100% elétricas na gama de veículos comerciais ligeiros da marca nipónica.

Existem agora opções 100% elétricas ou híbridas para todos os modelos da gama de comerciais ligeiros, e as renovadas versões para 2024, beneficiam de novas caraterísticas de estilo e de equipamento que complementam as suas capacidades de transporte de carga com níveis mais elevados de comodidade, conforto, segurança e versatilidade.

Esteticamente, destaque para o forte visual que apresenta por um estilo frontal com linhas simples e poderosas. A ausência de uma grelha superior entre os faróis cria uma aparência distinta e sofisticada, enquanto na versão mais compacta, Proace City, o capot mais baixo e horizontal é complementado por uma grelha inferior que adota uma forma trapezoidal – uma sugestão de design partilhada com outros modelos atuais da gama Toyota.

O estilo geral transmite robustez, amplificada pelos novos faróis – agora disponíveis com tecnologia LED – e pelas opções de jantes de liga lev, nas versões Verso.

No interior, o habitáculo também tem um novo visual, com um acabamento robusto e confortável e mais tecnológico. Para isso contribui com um novo ecrã multimédia a cores de 10’’, disponível nas versões mais equipadas de todos os modelos à exceção da Proace Van, que mantêm um ecrã monocromático de 5’’. O rádio DAB e o Bluetooth são de série em todas as versões e as versões mais bem equipadas introduzem um novo painel de instrumentos digital a cores de 10’’.

As portas USB-C para dados e carregamento são fornecidas em todas as versões, juntamente com a integração sem fios do smartphone Mirror Link. As versões Proace Verso possibilitam ainda um sistema de navegação integrado.

Em matéria de sistemas de segurança e assistência ao condutor, a renovada gama Proace surge com um conjunto de novidades, já que as funções que anteriormente eram opcionais são agora, na sua maioria, fornecidas de série, incluindo os sistemas de pré-colisão, de assistência à manutenção na faixa de rodagem, de máximos automáticos e reconhecimento de sinais de trânsito.

Outras atualizações incluem o fornecimento de airbags laterais dianteiros; um para-choques dianteiro redesenhado para uma melhor proteção dos peões, uma coluna de direção rebatível e peças estruturais reforçadas.

Em matéria de espaço o furgão médio Proace e a versão de passageiros Proace Verso mostram que continuam a ser uma referência no segmento através de uma gama alargada de dimensões dos veículos. Estes incluem opções de comprimento de carroçaria médio e longo (4983 mm e 5333 mm, respetivamente) e uma versão Service que para além de uma generosa capacidade de carga com divisória, acrescenta uma segunda fila de bancos extra.

A Toyota Proace continua a apresenta uma capacidade de carga em altura. O volume da área de carga atinge um máximo de 6,6 m3 (versão longa com sistema Smart Cargo) e a carga útil é 1200 kg. Quando é necessário transportar equipamento ou mercadorias adicionais, os utilizadores podem tirar partido de uma capacidade de reboque até 2500 kg (modelo 2.0L 140cv). Já a Verso pode acomodar confortavelmente até nove passageiros, com níveis de equipamento que adaptam o veículo a uma utilização centrada no trabalho, a um estilo de vida familiar ou ao transporte de executivos.

Em matéria de motorizações a Toyota aprimorou a versão 100% elétrica com a introdução de um novo motor elétrico com 136 cv de potência, bem como um novo conetor para a bateria de iões de lítio. Como resultado, os veículos equipados com a bateria de 75 kWh podem percorrer até 20 km adicionais, elevando a autonomia para os 349 km (ciclo combinado WLTP), estando ainda disponível, como opcional, uma bateria de 50 kWh. A marca nipónica revelou ainda que a bateria pode ser recarregada em 45 minutos utilizando uma fonte de carregamento rápido DC.

Além da motorização elétrica a Proace conta ainda com o comprovado motor diesel de 2,0 litros e quatro cilindros que está disponível em dois níveis de potência: 140 cv com caixa manual de seis velocidades, e 180 cv com caixa automática de oito velocidades na Verso. Está também disponível um motor de 1,5 litros com 120 cv, exclusivamente para a Proace Van.

JJá as versões City e City Verso beneficiam das mesmas atualizações técnicas aplicadas aos restantes modelos Proace de maiores dimensões (detalhes acima), juntamente com um novo motor elétrico, que confere ao veículo uma potência máxima de 136 cv. As atualizações permitiram aumentar a autonomia em 50 km, para 337 km (ciclo combinado WLTP) na City L1.

Em matéria de carregamento a Toyota revelou que utilizando um sistema de carregamento rápido de 100 kW DC, a bateria de 50 kWh pode ser recarregada até 80% em cerca de 30 minutos.

A marca nipónica revelou ainda que o Proace City está ainda disponível com duas motorizações diesel de 1,5 litros: 102 cv, com a designação 100, com uma caixa manual de seis velocidades e uma versão automática de oito velocidades com 130 cv.

Já o City Verso acrescenta a estas duas motorizações um motor a gasolina de 1,2 litros com caixa manual de 110 cv. A Toyota não revelou os preços da renovada Proace e da Proace City, nem a data de chegada ao mercado nacional deixando esses datas para uma data mais perto do lançamento dos renovados modelos.