Os distritos de Faro e Beja e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, pontualmente fortes e que poderão ser acompanhados de trovoadas e granizo, informou hoje o IPMA.
Este aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vigora durante toda a manhã de hoje, até às 13:00.
O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado e aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada no centro e sul, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde.
É ainda esperado vento por vezes forte nas terras altas e uma subida da temperatura máxima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Faro, Porto e Aveiro) e as máximas entre os 13 (na Guarda) e os 23 (em Aveiro e Setúbal).
No arquipélago da Madeira, as temperaturas deverão oscilar entre os 6 e os 11 graus.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Cheias no Algarve
Esta sexta-feira, as fortes chuvas causaram inundações em vários locais do Algarve. A Baixa de Albufeira ficou alagada. As chuva atingiu casas, lojas, bares e restaurantes.
A população fala numa situação recorrente, que apesar de imprevisível, podia ter sido prevenida.
Em Olhão, as zonas afetadas foram pontos baixos onde ocorre habitualmente grande concentração de água quando chove com intensidade num curto espaço de tempo. Um dos locais que ficou inundado é um túnel situado sob a linha férrea, numa das principais avenidas da cidade.
A repórter Marta Candeias Ferreira fez esta manhã, em Olhão, o ponto de situação, onde dá conta de uma situação mais calma.
Com LUSA