A polícia dos Países Baixos deteve, esta segunda-feira à noite, várias pessoas durante uma nova onda de distúrbios em Amesterdão.

Dezenas de jovens vestidos de preto danificaram alguns carros numa região a oeste da cidade e incendiaram um elétrico. O fogo foi extinto pelas autoridades.

As imagens mostram a polícia a dispersar as pessoas que se encontram no local, onde foram rebentados petardos e fogo de artifício.

Até ao momento não foram registados feridos.

Os novos distúrbios aconteceram no mesmo dia em que as autoridades dos Países Baixos anunciaram a detenção de mais cinco suspeitos de envolvimento nos ataques contra adeptos israelitas, na passada semana, após o jogo de futebol entre o Ajax e o Maccabi Telaviv. Anteriormente, já tinham sido anunciadas 62 detenções.

A noite de violência entre adeptos neerlandeses e israelitas nas ruas de Amesterdão levou o primeiro-ministro dos Países Baixos a pedir desculpa e vários outros líderes mundiais a condenar os ataques.

Já o Governo de Israel comparou a situação aos eventos antissemitas de Hitler e anunciou o envio de aviões para retirar os adeptos do país.

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro neerlandês, Dick Schoof, sublinhou que há limites que não devem ser ultrapassados e voltou a condenar a violência antissemita após o jogo de futebol.