O vice-Presidente da África do Sul, Paul Mashatile, desmaiou este sábado num púlpito enquanto discursava num evento público na província de Limpopo, a cerca de 400 quilómetros a nordeste de Joanesburgo, e teve de receber assistência médica.
Mashatile, de 62 anos, desmaiou no púlpito enquanto discursava num encontro que comemorava a tomada de posse de um líder tradicional local na cidade de Tzaneen.
Segundo a imprensa local, pessoas próximas do vice-presidente disseram que o desmaio se deveu, aparentemente, à desidratação provocada pelo calor da região.
O chefe do governo do Limpopo, Phophi Ramathuba, fez saber que Mashatile se encontra bem.
"Tivemos de o transferir para uma zona onde os médicos pudessem tratá-lo, o que já fizemos. Quanto ao local onde ele se encontra, penso que não é necessário que tu e eu saibamos", afirmou Ramathuba, em declarações à emissora pública SABC.
"O que é importante que saibam é que o vice-presidente da República da África do Sul está bem-disposto. Ele está bem", sublinhou o líder provincial.
Posteriormente, a Presidência sul-africana emitiu um breve comunicado no qual explicou que, "enquanto proferia o seu discurso de abertura [do evento], o vice-presidente sentiu-se tonto devido ao calor e foi assistido pela sua equipa médica".
"Podemos confirmar que o vice-presidente recebeu os cuidados médicos necessários e que se encontra bem", acrescenta o comunicado oficial.
O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, nomeou Mashatile como vice-presidente da África do Sul a 06 de março de 2023, na sequência de uma remodelação governamental.
Com Lusa