Num grande golpe regulatório, a Volkswagen Financial Services (UK) Limited foi multada em £5,4 milhões ($7 milhões) pela Financial Conduct Authority (FCA) por ter tratado mal clientes vulneráveis que enfrentavam dificuldades financeiras entre 2017 e 2023.

A divisão financeira do Reino Unido do gigante automóvel alemão também deverá pagar mais de £21,5 milhões em compensações a cerca de 110.000 clientes que podem ter sofrido em consequência das suas ações. De acordo com a FCA, a Volkswagen Finance agravou situações pessoais difíceis ao recuperar veículos de clientes vulneráveis sem explorar soluções alternativas.

A investigação do regulador revelou que, de janeiro de 2017 a julho de 2023, as comunicações automatizadas e mal estruturadas da empresa com clientes financeiramente sobrecarregados agravaram as suas dificuldades, muitas vezes tornando as situações ainda piores. A FCA não poupou críticas, afirmando: “A Volkswagen Finance piorou situações pessoais difíceis ao falhar em considerar o que aqueles em dificuldade poderiam precisar. É justo que compensen aqueles que sofreram.”

A Volkswagen Financial Services reconheceu as suas falhas numa declaração enviada por email, afirmando: “Estamos em processo de concluir os nossos esforços de remediação enquanto continuamos a fornecer pagamentos de boa vontade aos clientes afetados e pedimos desculpa por qualquer prejuízo causado.”

Esta pesada multa alinha os Serviços Financeiros da Volkswagen com outras instituições proeminentes que enfrentaram penalizações por conduta semelhante. A FCA já impôs multas a grandes bancos do Reino Unido, como HSBC, Barclays, Lloyds e TSB, por tratamento injusto dos clientes durante períodos financeiramente desafiadores.

A divisão financeira da Volkswagen agora junta-se a esta lista de infratores, à medida que a FCA continua a intensificar a sua ação contra instituições financeiras que falham em apoiar adequadamente os clientes em tempos de dificuldades financeiras.

Para referência, $1 equivale a 0.7680 libras.