A Volvo Cars anunciou que reviu as suas metas para se tornar uma marca totalmente elétrica e prevê agora que 90 a 100% do seu volume de vendas global até 2030 consista em modelos eletrificados.

Desta forma o portefólio da marca vai continuar a contar com modelos nild-híbrid e híbridos plug-in a partir de 2030, apesar da Volvo manter o objetivo de atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040.

A empresa justificou que esta decisão foi motivada pelas mudanças nas condições de mercado e na procura de modelos 100% elétricos que sofreu um abrandamento global nos últimos tempos.

Até ao final de 2025, a Volvo espera alcançar uma percentagem de 50 a 60% de produtos eletrificados e bem antes do final desta década, a marca sueca terá uma linha completa de automóveis totalmente elétricos disponíveis, o que permitirá à marca fazer a mudança para a eletrificação completa quando e conforme as condições de mercado forem adequadas.

“Mantemo-nos firmes na crença de que nosso futuro é elétrico”, disse Jim Rowan, presidente-executivo da Volvo Cars. “Um automóvel elétrico proporciona uma experiência de condução superior e aumenta as possibilidades de uso de tecnologias avançadas que melhoram a experiência geral do cliente. No entanto, está claro que a transição para a eletrificação não será linear, e os clientes e mercados estão a mover-se a diferentes velocidades. Somos pragmáticos e flexíveis, ao mesmo tempo em que mantemos uma posição de liderança no setor em eletrificação e sustentabilidade.”, conclui Jim Rowan.

Devido à revisão da estratégia de eletrificação, a Volvo informou ainda que as suas metas para redução de CO2 caíram para 65% a 75% até 2030.

Recorde-se que a marca tinha estabelecido a meta e de reduzir 75% de CO2 por carro em comparação com uma linha de base de 2018. Além disso, até ao ano de 2025, empresa pretende diminuir de 30 a 35% as emissões de carbono face aos 40% inicialmente previstos.

A atual gama elétrica da Volvo conta com cinco modelos 100% elétricos EX40, EC40, EX30, EM90 e EX90, sendo que o EX30 é atualmente o terceiro modelo totalmente elétrico mais vendido na Europa.