Dado o tiro de partida na 85ª edição da Taça de Portugal, muitos foram os golos anotados pelos vários palcos que receberam a Prova Rainha. Em duelos recheados de emoção, a lógica do mais forte prevaleceu e as surpresas ficaram remetidas para segundo plano.

Por entre a frescura matinal, o União de Santarém fez prevalecer a lei do mais forte no primeiro jogo da competição em 2024/25. Frente a um adversário da distrital, os pupilos de Carlos Fernandes resolveram a questão nos últimos 20' da partida: Leandro Alves abriu o ativo e encaminhou uma passagem confirmada pela finalização certeira de Rúben Araújo.

Nos duelos das 15h00, o Rebordosa (3-0) e o Machico (3-0) evitaram a ida a prolongamento e derrubaram o Juventude de Gaula e o Macedo de Cavaleiros, respetivamente. Dinis Djadjó, Hudson e Miguel Silva entregaram a passagem aos marceineiros, sendo que Graça, Aguilar e Renato carimbaram o bilhete dos insulares rumo à fase seguinte.

Mais complicado foi o acesso do S. João Ver. Na deslocação ao terreno da Ovarense, a formação da Liga 3 teve de ligar com a desvantagem imposta por Luis Fellipe, à passagem dos 11', empatou a contenda por intermédio de João Victor, perto da hora de jogo e garantiu o sucesso na marcação de grandes penalidades. 6-7 foi o resultado em favor dos forasteiros.

Tubarões imunes a deslizes

Já a AD Sanjoanense derrubou o Ginásio Figueirense (0-5), na deslocação ao terreno da formação do distrito da Guarda. Fernando Loureiro abriu o ativo, André Liberal bisou, com Gonçalo Semedo e João Couto anotarem os restantes golos do folgado triunfo.

Em Lourosa disputou-se o mais quente duelo da tarde, no dérbi de Santa Maria da Feira, entre Lusitânia e União de Lamas. Perante um estádio praticamente lotado, os locais levaram a melhor - Miguel Pereira e Marcos Valente apontaram os golos da turma da casa. Emanuel Alves, aos 78', ainda reduziu, mas não conseguiu contornar a situação (2-1).

No último jogo do dia, a Académica recebeu e venceu o Benfica de Castelo Branco, por 2-0. Khalid Hachadi adiantou a briosa à passagem do minuto 15, com Noah Santos, no arranque da segunda parte, a dilatar a vantagem e a estabelecer o resultado final a favor da Briosa.

Nota ainda para o triunfo do Guarda FC na receção ao CD Estarreja no despique com mais produtividade ofensiva da tarde (5-4).

Veja os detalhes da presente edição da Taça de Portugal AQUI.