Gabriel Bortoleto, um concorrente ao título da FIA Formula 2, expressou dúvidas sobre o futuro de Sergio Perez na Red Bull na Formula 1. Bortoleto, que é um estreante na F2 e um prospecto para a McLaren, tem se destacado excepcionalmente na temporada de 2024 com a Invicta Racing. Atualmente, ele está em segundo lugar na classificação de pilotos, atrás do piloto júnior da Red Bull, Isack Hadjar, por 36 pontos. Hadjar é parte de uma longa lista de pilotos talentosos associados à Red Bull que poderiam substituir Perez caso suas performances não melhorem.

Bortoleto entrou na discussão em andamento sobre o futuro de Perez, afirmando em um vídeo com a divisão brasileira da Motorsport.com: “Acredito que Perez será substituído no próximo ano. Não tenho certeza sobre sua situação contratual, mas considerando seus resultados recentes, parece provável que ele seja dispensado.” Perez recebeu uma extensão de contrato no início deste ano, mas seu desempenho fraco tem levantado preocupações dentro da equipe Red Bull. O chefe da equipe, Christian Horner, e o conselheiro Helmut Marko discutiram o futuro de Perez após o Grande Prêmio da Bélgica em julho.

Embora Horner e Marko tenham dado a Perez uma oportunidade de provar a si mesmo após a pausa de verão da Fórmula 1, Bortoleto destacou as opções alternativas disponíveis para a Red Bull. “A Red Bull tem outras opções. Se não [Daniel] Ricciardo, eles poderiam escolher [Liam] Lawson. Se eles não forem com Lawson, eu não consigo entender o processo de tomada de decisão deles. Eles também podem considerar Isack Hadjar”, comentou Bortoleto. Marko indicou que uma decisão sobre o futuro de Lawson será tomada em setembro, descartando a possibilidade de emprestá-lo a uma equipe rival. Isso coloca pressão não apenas em Perez, mas também em Ricciardo, pois ambos os veteranos estão cientes de que suas posições podem estar em risco se não obtiverem bons resultados.

Hadjar, apesar de liderar a classificação dos pilotos da F2 com uma vantagem de 36 pontos, é visto como um candidato menos provável para um assento na F1. Quando questionado sobre suas perspectivas, ele afirmou: “Meu foco está em me apresentar na pista. Essa é a única maneira de provar meu valor. Não posso divulgar nenhuma informação sobre o que a Red Bull está discutindo comigo.”

Também houve rumores ligando Bortoleto ao projeto de F1 da Audi, onde ele poderia potencialmente ser parceiro de Nico Hulkenberg no último ano de transição da Sauber em 2025. Bortoleto expressou sua apreciação por ser mencionado em relação à F1, dizendo: “É ótimo ser reconhecido por alguém no mundo da F1, porque é onde eu aspiro estar. No entanto, estou totalmente comprometido em me apresentar bem na F2 e me preparar para uma possível mudança para a F1. Essa é minha situação atual.”

Foto de Gabriel Bortoleto no Instagram