João Matos foi homenageado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ter alcançado os 200 jogos pela Seleção Nacional de futsal. Antes do jogo amigável entre Portugal e Espanha (0-1), na última quarta-feira, o capitão da equipa das quinas recebeu uma distinção especial das mãos de Humberto Coelho, vice-presidente federativo.
O marco das 200 internacionalizações foi alcançado a 25 de agosto, num encontro de preparação frente à Ucrânia, somando-se outras sete presenças internacionais desde então.
Com 207 jogos disputados pela Seleção A, João Matos está agora a apenas uma partida de igualar o recorde de Arnaldo Pereira, o jogador com mais presenças na história da equipa, com um total de 208 internacionalizações.
«É uma marca muito bonita, é lógico. Cabe-me trabalhar diariamente para estar presente no próximo estágio e merecer jogar para passar esse número. Nem estou a pensar nisso, quero é ganhar a Andorra e aos Países Baixos, e se não for convocado vou estar a apoiar. Claro que gostava de passar o Arnaldo, não vou esconder isso, cabe-me trabalhar para merecer estar aqui outra vez», afirmou o jogador de 37 anos, após a partida frente aos espanhóis.
A estreia pela Seleção ocorreu a 25 de novembro de 2008, num particular contra a Geórgia, que terminou com uma expressiva vitória de Portugal por 8-1.
Ao serviço da formação lusa, participou em quatro Mundiais e seis Europeus. O fixo foi ainda bicampeão da Europa (2018 e 2022), campeão Mundial (2021) e vencedor da Finalíssima (2022).