A busca de Hayden Paddon para defender o seu título do Campeonato Europeu de Rali (ERC) sofreu um grande golpe durante o Rally Barum Czech Zlín. O neozelandês foi forçado a parar e trocar uma roda durante o que se tornou a última etapa no sábado, descarrilando o seu rali e deixando-o fora dos pontos.

Paddon estava em sétimo lugar geral e apenas duas posições atrás do seu principal rival pelo título, Mathieu Franceschi, quando o rali chegou ao meio da primeira etapa completa. No entanto, uma tempestade repentina à tarde transformou o asfalto escorregadio de Zlín num desafio traiçoeiro, especialmente para aqueles que não optaram por pneus molhados.

O estágio de Rajnochovice, inicialmente planeado como o penúltimo teste, foi forçado a encerrar a ação do dia após inundações que levaram ao cancelamento da segunda passagem por Bunč. Foi aqui que a má sorte de Paddon o atingiu; ele teve de parar para trocar uma roda, custando-lhe mais de três minutos e fazendo-o cair para o 18º lugar. O contratempo oferece a Franceschi uma oportunidade de ouro na corrida pelo título, uma vez que o francês está prestes a assumir a liderança do campeonato por oito pontos, depois de ter começado o rali sete pontos atrás de Paddon.

Entretanto, a incrível sequência de 12 vitórias consecutivas de Jan Kopecký no ERC no Rally Barum parece estar a terminar. Kopecký enfrentou os seus próprios desafios, sofrendo um furo de pneu de manhã que lhe custou dois minutos. Os seus problemas continuaram com uma saída de estrada durante o estágio de Rajnochovice, que danificou uma roda e quase terminou o seu rali. Apesar dos contratempos, Kopecký conseguiu terminar o dia, mas admitiu que teve “muita sorte” em fazê-lo.

Dominik Stříteský lidera atualmente o rali, tendo assumido a liderança de Kopecký após o seu furo em Bunč. No entanto, Erik Cais estava a aproximar-se da liderança de Stříteský antes da tempestade atingir Rajnochovice. Sem pneus molhados, Cais perdeu mais de 40 segundos, caindo para quarto lugar e promovendo Simon Wagner e Adam Březík para segundo e terceiro lugar, respetivamente.

O top 10 é completado pelos habituais do ERC Efrén Llarena, Miko Marczyk, Hermann Neubauer e Kopecký, que agora enfrenta uma batalha difícil para continuar a sua dominação no seu evento caseiro.

Foto do Instagram de Hayden Paddon