O Benfica venceu o AEK Atenas, na Grécia, na primeira mão dos 16 avos de final da Taça Challenge de voleibol feminino, por 1-3, assinalando com êxito o regresso do clube às competições europeias, 34 anos depois.
As encarnadas resolveram muito bem os dois primeiros sets, impondo-se com imprevista facilidade. Em ambos, após uma primeira fase em que os conjuntos se equipararam, o benfiquista destacou-se com uma série de pontos consecutivos que se revelou determinante para o desfecho dos sets.
No primeiro, após um equilíbrio até aos 6-7, as águias dispararam com um parcial de 2-7 para 8-14, vantagem que passaram a gerir até fechar a partida por 17-25. No segundo set, aos 5-5, seguiu-se um parcial de 2-9 que começou por destacar o Benfica até 7-14 e um decisivo 1-11 para concretizar o 0-2 no jogo com 11-25.
No entanto, quando poderia antever-se que a vitória estava à distância da replicação desta fórmula no terceiro set, as gregas reagiram e impuseram-se após uma contenda bastante disputada, mas em que lideraram sem consentirem a reviravolta das portuguesas e encerraram as contas com um parcial de 7-3 a partir de 18-18 (25-21).
Perante esta réplica bem-sucedida da equipa anfitriã, a formação benfiquista entrou de sobreaviso no quarto set e comando-o praticamente de início ao fim, para selar o triunfo no encontro com 19-25.
O Benfica recebe, na Luz, o AEK Atenas na 2.ª mão da eliminatória no próximo dia 14 (20h00).