O Campeonato Mundial de Superbikes em Aragão foi palco de uma corrida eletrizante esta manhã, com Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) a regressar ao topo do pódio após uma ausência de 161 dias. O campeão de 2023 conquistou a vitória na sua prova caseira, após um duelo de cortar a respiração com o atual líder do campeonato, Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team), e o seu companheiro de equipa, Nicolò Bulega.

A corrida Tissot Superpole começou com Bulega a assumir a liderança, seguido de perto por Andrea Iannone (Team GoEleven), vencedor da Corrida 1 de sábado. Danilo Petrucci e Bautista completavam o grupo da frente. Apesar de um arranque menos conseguido, Razgatlioglu rapidamente recuperou posições, ultrapassando Petrucci e Bautista na primeira volta, e Iannone na segunda.

Os primeiros momentos da prova foram marcados por uma intensa batalha entre os cinco primeiros, com Bulega a manter um ritmo consistente na liderança, perseguido de perto por Razgatlioglu. A meio da corrida, Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) sofreu uma queda na Curva 1, sendo declarado inapto para a Corrida 2 da tarde.

O ponto alto da corrida surgiu nas voltas finais, quando Razgatlioglu conseguiu igualar o ritmo de Bulega e assumiu a liderança a seis voltas do fim. Bautista, que se manteve à espreita em terceiro lugar, aproveitou o momento para lançar o seu ataque final.

Na última volta, Bautista demonstrou toda a sua experiência e habilidade, ultrapassando tanto Razgatlioglu como Bulega para cruzar a linha de meta em primeiro lugar. Esta vitória não só quebrou o longo jejum do piloto espanhol, como também reacendeu a luta pelo título do campeonato.

Andrea Iannone terminou em quarto lugar, seguido por Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) e Danilo Petrucci. Iker Lecuona, Michael van der Mark, Xavi Vierge e Scott Redding completaram o top 10.

Esta vitória de Bautista promete tornar a Corrida 2, agendada para a tarde, num espetáculo imperdível para os fãs do motociclismo. Com os principais candidatos ao título a mostrarem-se em excelente forma, a luta pelo campeonato promete ser mais renhida do que nunca.

Nota ainda para a volta mais rápida, de Toprak Razgatlioglu, que valeu record, em 1:47.935s.

1. Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)
2. Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.088s
3. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) +0.172s
4. Andrea Iannone (Team GoEleven) +4.691s
5. Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) +5.317s
6. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +6.940s
7. Iker Lecuona (Team HRC) +7.988s
8. Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +10.170s
9. Xavi Vierge (Team HRC) +10.894s