Depois de disputarem a oitava jornada do Campeonato Placard Andebol 1, está na altura de voltar a virar atenções para a EHF European League. FC Porto e Benfica vão entrar em ação durante esta terça-feira, sendo que os dragões viajam para... a capital mais a norte do continente europeu: Reiquiavique, na Islândia.
Os azuis e brancos deram início (no passado sábado) a uma jornada extremamente desgastante do ponto de vista físico e psicológico. Viajaram até Lisboa, regressaram ao Porto e voltaram para Lisboa, agora para apanhar um voo até solo islândês. Numa fase posterior, será necessário uma escala em Viena (Áustria) e Munique (Alemanha), antes de aterrarem em Portugal uma vez mais. No total, serão mais de 13 mil quilómetros (!) e quatro países distintos em poucos dias.
Próximos Jogos :
EL: Limoges HB (C) 15/10
D1: Artística de Avanca (C) 18/10
EL: Tatran Presov (F) 22/10
D1: Belenenses (F) 26/10
EL: Tatran Presov (C) 29/10
ver mais >
O Benfica, por sua vez, recebe o Limoges HB, de França, no Pavilhão Nº2 da Luz. Os encarnados atravessam um bom momento de forma em 2024/2025, pese embora algumas lesões importantes em determinadas posições específicas. No total, são cinco jogos consecutivos a conhecer o sabor da vitória.
Os franceses, que ocupam atualmente o quinto lugar da Liqui Moly StarLigue, contam com alguns nomes conhecidos: Faruk Yusuf (lateral direito nigeriano), Jenilson Monteiro (ponta direita internacional português) ou Seif El-Deraa, internacional do Egito. O apito inicial está agendado para as 19h45, sendo que vão estar frente a frente duas equipas que arrecadaram vitórias na primeira jornada...
Protagonistas em discursos diretos
Daymaro Salina (FC Porto): «É difícil habituar a estas viagens. Ir para Lisboa já é desconfortável, quanto mais fazermos esta viagem longa, mas isso não justifica nada. É esta a nossa vida, vivemos para jogar andebol e, por isso, vamos lá para superar qualquer dificuldade e vencer (...) São agressivos na defesa, que é avançada, jogadores rápidos no um contra um e jogam sempre a correr. Estamos a preparar-nos bem para todos os problemas que possamos encontrar.»
Jota González (Benfica): «Creio que o Limoges HB é a melhor equipa do grupo, uma equipa muito compacta. Têm jogadores que atacam e defendem, evitam assim as trocas defesa/ataque e têm todas as posições muito bem entregues. São duas equipas que chegam a este encontro com vitórias e quem vencer este encontro dá um passo gigante na fase de grupos. Este jogo é um pouco mais importante para nós porque jogamos em casa e se queremos passar à próxima fase, temos que ganhar os jogos em casa e ganhar algum fora, como ganhámos ao Kadetten Schaffhausen. Creio que se conseguirmos a vitória, damos um passo importante.»