Não há tempo a perder. Depois da realização da Supertaça Kempa e do primeiro jogo no Campeonato Placard Andebol 1, fruto do embate entre SC Horta e Marítimo, dois emblemas portugueses vão voltar a disputar um troféu, desta vez a Supertaça Ibérica, que irá contar com a presença de Barcelona, CB Torrelavega (Espanha), Sporting e FC Porto.

Vamos por partes. O primeiro encontro do dia será às 17h00, uma vez que CB Torrelavega e Sporting vão entrar em ação. De um lado, o 11º classificado da última Liga ASOBAL e finalista vencido da Copa de SM El Rey. Apesar do conjunto espanhol ser claramente outsider nesta prova, quer tentar derrotar uma das equipas em melhor forma no andebol europeu que já conseguiu, inclusive, conquistar um título ao vencer o Benfica na Póvoa de Varzim.

2023/2024 voltou a ser do Barcelona @FPA
A turma de Ricardo Costa está com a confiança em altas, sendo que partem para Torrelavega com o objetivo de enriquecer o museu do clube. Francisco Costa, segundo informações avançadas pelo jornal Record, será uma das opções para o técnico, depois de ter saído lesionado na primeira parte da final contra o Benfica. O (possível) sucesso passa por aqui...

Ora, pouco tempo findado, é a vez de Barcelona e FC Porto entrarem em ação, mas às 19h15. Os catalães ainda não disputaram nenhum jogo oficial, mas demonstraram na pré-temporada que continuam a um nivel bastante elevado, depois de terem conquistado a EHF Champions League em 2023/2024. As mudanças no plantel foram poucas - o regresso de Daniel Fernández (ex-TVB Stuttgart) acabou por ser a mudança mais sonante -, mas o foco continua imaculado para conquistar a terceira edição da competição.

Para tal, numa primeira instância, vão precisar de ultrapassar o conjunto da Invicta. Os azuis e brancos continuam a dar os primeiros passos neste novo ciclo, agora com Magnus Andersson no comando técnico da equipa. A primeira amostra acabou por culminar numa derrota contra o Benfica, mas contam com outra oportunidade para demonstrar todo o seu valor. A tarefa, claro, está longe de ser fácil...

Protagonistas em discurso direto

Ricardo Costa (Sporting): «É difícil hoje em dia esconder o que quer que seja. O CB Torrelavega conhece os nossos jogadores, com certeza seguiu a nossa época na temporada passada e não há segredos. Como não há segredos decidimos partilhar os nossos jogos de pré-época, tenho a certeza de que o treinador deles tem a sua capacidade de análise, nós temos a nossa. Iremos procurar as debilidades do CB Torrelavega e com certeza que ele irá encontrar debilidades na nossa equipa, porventura coisas que eu não conseguirei ver, porque estou tão perto da minha equipa que é normal que assim seja, mas cá estamos nós com o desejo de querer chegar à final, sabendo que vai ser uma tarefa difícil.»

Pedro Valdés (FC Porto): «Todos conhecemos o potencial do Barcelona, uma grande equipa com excelentes jogadores, jogam muito bem andebol, venceram a EHF Champions League, mas nós temos que olhar para eles nos olhos e acreditar em nós. Temos uma boa equipa para fazer-lhes frente e chegar à final da Supertaça Ibérica.»