Mais uma jornada de qualificação sul-americana para o Mundial 2026... mais uma noite à la América do Sul. Argentina e Brasil perderam nas visitas à Colômbia e ao Paraguai e isso já diz tudo sobre a noite.
Comecemos pela campeã do mundo, que teve Otamendi a titular e no olho do furacão. Em Barranquilla, a seleção das pampas perdeu por 2-1 contra a Colômbia e somou a segunda derrota nesta caminhada para a fase final de 2026.
Mosquera marcou o primeiro, Nicolás González empatou no início da segunda parte e a decisão final acabou por ficar no pé de James Rodríguez, que bateu o penálti que Otamendi cometeu na área argentina.
Já em Asunción, o Paraguai, que tinha apenas uma vitória nesta qualificação, surpreendeu o Brasil (1-0) num jogo em que a Canarinha voltou a estar irreconhecível.
Apesar de ter bola, a equipa de Dorival Júnior vivia apenas de lances individuais do seu trio do Real Madrid. A segunda parte foi algo diferente, mas ainda assim insuficiente para chegar sequer ao empate.
Nos restantes jogos, o Uruguai, no primeiro jogo sem Luis Suárez, empatou zero na Venezuela, o Equador bateu (1-0) o Peru com golo solitário de Enner Valencia, e, por fim, história: pela primeira vez desde 1993 a Bolívia ganhou fora!
No Chile o jogo foi polémico, com acusações de falta de fair-play por parte da equipa da casa, mas nem isso impediu o triunfo da Bolívia por 1-2.
Em termos de tabela classificativa, a Colômbia (16 pontos) ultrapassou o Uruguai (15) no segundo lugar e está a apenas dois pontos da Argentina (18). No comboio seguinte seguem Equador (11), Brasil e Venezuela (10) ainda em posição de apuramento direto, mas logo atrás seguem Paraguai e Bolívia (9)...