O Atlético de Madrid irá recorrer a castigo aplicado pela Federação Espanhola, que consiste no encerramento parcial da bancada inferior da zona sul do Wanda Metropolitano, por três jogos.
«O Atlético de Madrid reitera a sua condenação dos incidentes ocorridos durante o jogo com o Real Madrid. O nosso clube mantém uma política de tolerância zero contra a violência, perseguindo qualquer manifestação desta natureza e aplicando sanções previstas nos nossos regulamentos internos aos envolvidos. A nossa colaboração com as autoridades é permanente e, neste caso, trabalhámos em conjunto com a polícia desde o momento em que os factos ocorreram para identificar os envolvidos, três dos quais já foram expulsos definitivamente como membros do clube», começaram por referir os colchoneros em comunicado.
«Por outro lado, e depois de analisar a resolução do Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol, na qual se determinou o encerramento parcial da parte inferior sul (sectores 127 a 133) do nosso estádio durante três jogos, consideramos a sanção desproporcionada, que prejudica um grande número de adeptos que nada têm a ver com o sucedido e que mostraram um comportamento exemplar», concluíram.
Recorde-se que esta sanção é derivada aos acontecimentos que ocorreram no dérbi de Madrid, no dia 29 de setembro, onde o jogo esteve suspenso durante 20 minutos, depois de vários adeptos da bancada inferior da zona sul atirarem objetos para dentro do relvado.