Numa estreia absoluta na Liga Europeia de andebol feminino, o Benfica mostrou-se em bom plano, mas perdeu frente às espanholas do Super Amara Bera Bera, por 28-30, em jogo a contar para a 1.ª mão da 2.ª fase de qualificação para a fase de grupos da prova.

O encontro não começou mal de todo, até porque, na Luz, as águias estiveram a vencer por 6-4, contudo, um parcial de 0-3 devolveu a liderança às visitantes.

As espanholas cresceram e chegaram ao 9-12, antes de as encarnadas responderem ao percalço, indo para o intervalo a perder por um (13-14). Na segunda parte, no entanto, um mau momento comprometeu as aspirações portuguesas.

O Bera Bera continuou a crescer, enquanto as campeãs nacionais cometiam muitos erros, prontamente castigadas pelas espanholas, que chegaram a estar a vencer por 20-28.

Porém, com dez minutos por jogar, a turma orientada por Luís Monteiro não desistiu e apostou no 7x6. A aposta deu frutos. Seguiu-se um parcial de 4-0 (24-28) e nem um timeout da equipa adversária inverteu o rumo da partida. Patrícia Rodrigues foi a melhor marcadora do Benfica, mas não evitou a derrota por dois golos contra as rivais ibéricas.

As espanholas seguem em vantagem para a 2.ª mão da eliminatória, que se realiza no próximo dia 12 de outubro, pelas 11 horas de Portugal Continental.

Caso o Benfica ultrapasse as espanholas, avança para a ronda 3 - que antecede a fase de grupos da prova europeia -, na qual enfrentará o clube polaco MKS FunFloor Lublin.