Na noite desta terça-feira, Portugal viajou até à Escócia para disputar a quarta jornada da Liga A da UEFA Nations League. Após o frustrante empate (0-0), Bernardo Silva foi à flash interview e, em declarações à Sport TV e ao Canal 11, analisou o jogo.
Análise ao empate: «Foi um jogo pouco conseguido. Não só em momentos, todo o jogo. Não encontrámos os momentos certos para atacar, não metemos intensidade, velocidade... Não os adormecemos, nem os atraímos como devíamos ter feito, para encontrar espaço nas costas dentro. De fora e, depois, de dentro, nos últimos minutos, de forma frustrante a tentar procurar o golo com mais coração que cabeça. Podíamos ter feito muito melhor.»
Jogar no meio ou no corredor: «É uma pergunta complicada. Depende da forma como a equipa joga. Não sendo um jogador rápido, sinto-me confortável no meio, fiz lá a minha formação toda. Mas, também, nos últimos anos jogo mais na linha. Numa equipa de transição, é mais difícil jogar na linha, porque não tenho as características físicas para o fazer. Estou disponível para ajudar onde o selecionador achar que é melhor.»
Futuro: «Temos dois jogos para garantir o primeiro lugar. Queremo-nos qualificar, mas também queremos garantir esse primeiro lugar. Voltamos daqui a um mês, para dar essa alegria aos portugueses, de estarmos mais próximos de uma fase onde podemos levantar o troféu.»
Críticas à arbitragem: «O árbitro parecia que estava a arbitrar não sei que desporto, mas não era futebol. Cada contacto dava o que os escoceses procuravam, que era quebrar o ritmo do jogo e ter bolas paradas para meter na nossa área, mas não foi por isso que empatámos. Temos de assumir as nossas responsabilidades, ver o que falhou.»
A próxima partida para a Liga das Nações disputa-se no próximo dia 15 de novembro, no Porto, diante da Polónia.