As cinco principais ligas europeias estão perto de fechar acordo para antecipar fecho do mercado de transferências. A Arábia Saudita não é favorável.

O mercado de transferências do verão pode sofrer mudanças radicais e fechar 15 dias mais cedo no calendário. De acordo com o The Times, as cinco principais ligas europeias – Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França – estão próximas de um acordo para antecipar o fecho do mercado para o dia 15 de agosto.

O objetivo é permitir aos clubes fecharem os plantéis antes do arranque da época e evitar cenários de muitas entradas e saídas já com a época em andamento. Ainda assim, há uma pedra no sapato ao acordo.

A Arábia Saudita, mercado que emergiu nos últimos anos, quer ter uma palavra a dizer na data do fecho do mercado e não é favorável a esta solução, não fazendo parte do acordo. Significa isto que, caso não haja mudanças no mercado árabe, as ligas europeias correm risco de perder jogadores sem possibilidade de arranjar substitutos.

Diga-se que, tal já acontece frequentemente, embora com menos impacto, com ligas como a turca. No outro lado da moeda, tal condição permite aos clubes colocar excedentários após o fecho dos mercados nacionais.