Quem vai suceder a Lionel Messi no palmarés da Bola de Ouro? A dúvida ficará desfeita esta segunda-feira, durante a 68.ª edição da cerimónia de entrega dos prémios aos melhores da temporada, que terá lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris, com início às 19h45.

Vinícius surge à cabeça para ser o senhor que se segue. Aliás, o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, que já disse "não pode haver outro vencedor" que não seja o brasileiro. "Podemos dizer que Vinícius Júnior será o próximo Bola de Ouro, sem dúvidas", vincou.

Além de Vinícius, a lista de 30 nomeados inclui outros astros do Real Madrid, como Jude Bellingham, Toni Kroos, Dani Carvajal e Kylian Mbappé (jogou a temporada passada no PSG), mas também um português: trata-se de Ruben Dias, defesa do Manchester City.

Mas os prémios Bola de Ouro 2024 vão premiar outras categorias: melhor jogadora feminina, melhores treinadores, clubes do ano, melhor goleador, guarda-redes, jovem jogador e trabalho humanitário.

Na luta pelo troféu de melhor jovem, Lamine Yamal, avançado do Barcelona e campeão europeu pela Espanha, parece reunir o consenso para receber o prémio esta noite em Paris. Ainda assim, entre os 10 nomeados está também o português João Neves, que trocou o Benfica pelo PSG este verão.

Na corrida a melhor guarda-redes está também o portista Diogo Costa, que enfrenta nomes como Donnarumma, Maignan ou Emiliano Martínez.

Filipa Patão entre a elite

Entre os treinadores, Carlo Ancelotti (Real Madrid) é também um sério candidato a ser distinguido, concorrendo com Pep Guardiola (Man. City), Xabi Alonso (Bayer Leverkusen) ou Luis de la Fuente (seleção espanhola), entre outros. No sector feminino destaca-se a presença de Filipa Patão, treinadora do Benfica, que integra a lista de seis finalistas.