Espanha está abalada pela maior gota fria dos últimos anos, um fenómeno meteorológico designado DANA e que afetou terça-feira a província de Valência, e se espalha agora para a Andaluzia e a Catalunha.

O antigo guarda-redes do Valência, Santiago Cañizares, é uma de milhares de pessoas afetadas, numa altura em que estão confirmado 70 mortos, mas há dezenas de desaparecidos.

Na Rádio MARCA esta manhã, quando a contagem era de 51 vítimas mortais,  o antigo guarda-redes descreveu como viveu as últimas horas: «Este é um drama de circunstâncias colossais. Quando conseguirem aceder às casas, não sei o que vão encontrar. Espero que Deus me corrija, mas acho que isto ainda agora começou.»

Cañizares mora em contexto de cidade, mas tem uma quinta, desconhecendo ainda como e encontra. «O meu drama não é comparável ao de outras pessoas. Mas tenho como certo que os caminhos da minha quinta estão devastadas e que perdi os meus animais (cães, galinhas, cabras ). É altura de aliviar a cidade e deixar que os serviços de emergência trabalhem na rua.»