O ciclista português Nelson Oliveira ficou em 33.º na prova de fundo de ciclismo dos Jogos Olímpicos. Rui Costa, que sofreu um furo, acabou em 46.º na mesma prova.

O ouro é do belga Remco Evenepoel, que junta o prémio ao título de contrarrelógio. É o primeiro ciclista a conquistar os dois títulos na mesma edição. Concluiu os 273 quilómetros em 6:19.34 horas.

Nelson Oliveira, de 35 anos, foi o primeiro português a cortar a meta, a 3.42 minutos do campeão, Evenepoel. Terminou em 33.º na prova de fundo. Foi a quarta participação do atleta de Anadia nos Jogos Olímpicos.

Rui Costa, campeão mundial em 2013, sofreu um furo durante a prova. Terminou-a em 46.º, a 7.23 minutos do primeiro lugar. Foram os terceiros Jogos Olímpicos do ciclista de 37 anos.

O percurso de 273 quilómetros é o mais longo em Jogos Olímpicos. Apresenta grandes dificuldades, com três subidas a Montmatre, o ponto mais alto da capital francesa, e uma ascensão de um quilómetro com 6,5% de pendente média de inclinação. Tem também várias passagens em zonas estreitas e com chão de paralelo.

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: