Primeira Liga, 11.ª jornada: domingo, 10 de novembro de 2024, 20:45

A ANTEVISÃO: ÁGUIAS RECEBEM OS DRAGÕES EM JORNADA IMPORTANTÍSSIMA

Pela primeira vez na temporada 2024/25 o Benfica e o FC Porto encontram-se para disputar a 11.ª jornada do campeonato português, naquele que é um dos jogos mais importantes até ao momento, pois, o líder, Sporting, desloca-se a Braga e pode perder pontos.

Ambos os conjuntos chegam a esta partida com derrotas nas competições europeias. O Benfica foi a Munique e perdeu, por 1-0, com o Bayern Munique para a Liga dos Campeões. O FC Porto, na Liga Europa, escorregou em Itália já nos descontos, perante a Lázio.

O clássico realizar-se-à no Estádio da Luz, local onde os encarnados têm e devem levar vantagem. Neste campo, a equipa de Bruno Lage venceu todos os jogos, no campeonato, e leva, em cinco partidas, 18 golos marcados e apenas dois sofridos. Números que expressam a força que têm dentro de portas.

Apesar dos bons resultados em casa por parte do Benfica, os dragões demonstram que fora são difíceis de bater. Em quatro jogos, venceu três e apenas perdeu em Alvalade com o Sporting. De relembrar que a equipa de Vítor Bruno visitou o Vitória SC e o Santa Clara, duas deslocações bastante complicadas.

Na retina dos adeptos benfiquistas ainda está a derrota por 5-0, no Estádio do Dragão, há seis meses e, além disso, é necessário vencer para se aproximarem do primeiro lugar da Liga. Do outro lado, a história não é igual, mas o querer vencer é intrínseco àquelas que são as ambições de um clube como o FC Porto, principalmente nas competições internas.

A perspetiva é que seja um clássico bastante amarrado, onde o primeiro a marcar tem uma grande probabilidade de vencer o jogo. É necessário que joguem olhos nos olhos para que o espetáculo, em campo, seja tão bonito quanto a história deste confronto.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o jogo 180, na Liga portuguesa, entre ambos os conjuntos, com 59 vitórias do Benfica, 49 empates e 72 triunfos do FC Porto.
  2. No balanço geral, o Benfica já disputou, para todas as competições, 15 jogos, venceu 11, empatou um e perdeu três.
  3. O FC Porto, nesta temporada, em 17 duelos, venceu 13, empatou uma e perdeu três.
  4. Ambas as equipas, na Liga Portuguesa, perderam apenas um jogo.
  5. Nos últimos cinco clássicos realizados, no Estádio da Luz, o Benfica só venceu um, precisamente o último.
  6. O FC Porto venceu dois dos últimos jogos disputados na casa do Benfica.
  7. Os últimos seis jogos entre as duas equipas, não houve empates.
  8. No Estádio da Luz, as águias marcam há 30 jogos.
  9. Os dragões marcam há 12 jogos consecutivos.
  10. O Bruno Lage frente aos dragões disputou apenas quatro jogos e venceu apenas um, em 2018/19, no Estádio do Dragão, por 1-2, com golos de Rafa e João Félix.

JOGADORES A TER EM CONTA

Aursnes – No meio-campo, o norueguês tem demonstrado uma das suas melhores versões no Benfica. Numa posição que bem conhece, Aursnes desfila e comanda o jogo dos encarnados ao seu belo prazer. A atacar ou defender, o internacional pela Noruega é sublime e neste setor do campo, num jogo frente ao FC Porto, será essencial que esteja ao seu melhor nível.

Possivelmente irá fazer dupla com Florentino Luís e terá liberdade para aparecer no último terço, em desmarcações na área ou através de combinações com os quatro homens da frente, Kokçu, Di Maria, Aktukorglu e Pavlidis.

Galeno – O internacional brasileiro ocupa, atualmente, o segundo lugar do ranking de melhores marcadores da liga, com oito golos, e tem sido, juntamente com Samu e Nico González, uma das principais peças do FC Porto de Vítor Bruno. Num contexto de clássico, Galeno pode ser importante para desbloquear o duelo. Seja através do drible, velocidade ou até mesmo num remate fora de área, o “13” portista dá garantias.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Anatoliy Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras; Florentino Luís, Orkun Kokçu, Fredrik Aursnes; Ángel Di María, Kerem Aktukorglu, Vangelis Pavlidis.

Treinador: Bruno Lage

«Nenhum jogo é decisivo à 11.ª jornada».

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Tiago Djaló, Francisco Moura; Alan Varela, Stephen Eustáquio, Nico González; Fábio Vieira, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa.

FC Porto: Vítor Bruno

«A margem de erro num clube como o FC Porto é sempre zero. É ganhar ou ganhar».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 1-1 FC Porto