A superioridade num relvado, por vezes, é como o algodão: não engana. Esta sexta-feira, em Baku, foi um desses dias. No relvado da Dalga Arena, Portugal foi claramente superior a uma frágil seleção do Azerbaijão, venceu por 1-4 e deixou muito bem encaminhado o apuramento para a ronda final do play-off de acesso ao Campeonato da Europa de 2025.

A equipa portuguesa não precisou de ser propriamente brilhante para se impor às azeris. Uma entrada muito forte, com elevados níveis de intensidade e dinâmica atacante, resultou em dois golos madrugadores e que desbloquearam o desafio. Logo aos cinco minutos, Ana Capeta fuzilou as redes adversárias num pontapé de ressaca. Pouco depois, Kika Nazareth e Ana Capeta desenharam um bom lance pela direita e Tatiana Pinto dilatou a vantagem.

A partida estava a ser jogada num só sentido. Sem forçar muito o andamento, Portugal teve ainda assim várias ocasiões para dilatar a diferença. O terceiro golo chegou ainda antes da meia hora, numa entrada de rompante de Diana Gomes na sequência de um pontapé de canto. Em tempo de descanso, a vantagem era inteiramente justa e deixava Portugal com margem de conforto.

Nível mais baixo, mas nunca em perigo

A segunda metade jogou-se a ritmo mais lento, as oportunidades surgiram em menor quantidade, mas nunca Portugal esteve numa situação considerada perigosa. Mesmo tendo sofrido o 1-3, numa desatenção defensiva que foi aproveitada por Nazlican Parlak (58'), as Navegadoras mantiveram a frieza e a concentração necessárias para continuar a controlar o jogo.

A habitual dança das substituições não afetou a equipa e ficou sempre a sensação de que Portugal poderia fazer mais golos se aumentasse ligeiramente a velocidade da circulação. Ao fim de algumas ameaças, o quarto golo surgiu já em cima do minuto 90, numa bela investida de Joana Marchão pela esquerda e finalização ao segundo poste de Diana Silva.

Destaque ainda para a estreia de Andreia Bravo. Com o '10' nas costas, a média do Sporting somou a primeira internacionalização pela seleção A portuguesa. A primeira parte da missão foi cumprida na totalidade e Portugal tem agora um segundo duelo com as azeris, na próxima terça-feira, em Vizela.