Em entrevista ao Mundo Deportivo, Deco pede esclarecimentos sobre o sistema de fora de jogo semi-automático, na sequência da derrota do Barcelona no Anoeta, frente à Real Sociedad (0-1), marcada pelo golo anulado a Robert Lewandowski aos 13 minutos.
O diretor desportivo dos blaugrana garante que o seu pedido não está relacionado com o desaire dos catalães no País Basco, mas é feito pelo interesse do futebol. «Penso que o VAR, e não se trata apenas deste jogo, ainda não resolveu os problemas que era suposto resolver. Embora alguns aspectos tenham melhorado, ainda há decisões que dependem da interpretação pessoal. Continuamos a deparar-nos com decisões controversas como a de Anoeta, que provavelmente não está correta. Não percebo. Se é semi-automático, não é automático - alguém tem de carregar no botão. Porque é que é semi-automático? Estou perdido. Onde está o erro, se é que existe um erro? Se não houver, tudo bem. Têm de explicar-nos alguma coisa, porque estamos um pouco perdidos em relação ao semi-automático, se o VAR tem influência ou se o árbitro não pode fazer nada», desabafou.
O ex-jogador do FC Porto frisa ainda que o VAR devia «clarificar as decisões e tornar o futebol mais fácil, mesmo para quem está em casa.»
«Em vez de nos queixarmos e dizermos que o Barça foi prejudicado, o que queremos é compreender. Penso que isto é positivo para o futebol, para a La Liga e para evitar que estes problemas afetem outros clubes», concluiu o antigo internacional português.