Diretor desportivo do Barcelona desde a última temporada, Deco concedeu uma entrevista aos meio oficial do emblema blaugrana para os quais abordou vários temas da atualidade. Entre os vários assuntos abordados, o antigo internacional português deixou o alerta à FIFA e UEFA devido à falta de proteção das equipas que mais investem na formação sofrem com atletas menores de idade.

«É muito difícil para um clube como o Barça, que investe tanto nas camadas jovens que, aos 16 anos, os jogadores possam sair de graça. A FIFA e a UEFA têm de analisar esse assunto, o que é grave. Não podes investir em academias e aos 16 anos um jogador de futebol possa ser levado, pagando um valor muito pequeno», disparou o antigo médio dos culé.

«Há clubes que só vivem disso. É muito bom ter jovens na equipa principal, mas cria-se ansiedade quando isto é um processo. Renovamos com Toni [Fernández], o Guille [Fernández], o Dani [Olmo], que foram tentados por outros clubes e por agentes», revelou ainda.

«Estamos a trabalhar bem com o futebol de formação para o futuro do clube. Deves fazer o teu trabalho para hoje e para o futuro. É a base do clube», concluiu sobre o tema.