O nadador português Diogo Ribeiro ficou esta quinta-feira qualificado para as meias-finais de 50 metros livres dos Jogos Olímpicos 2024, que se realizam ainda hoje. Já Miguel Nascimento foi afastado da competição.

Diogo Ribeiro ficou em primeiro na sétima série com 21:91, mas em 13.ª posição na eliminatória. Ficou muito próximo do seu recorde pessoal (e também recorde nacional).

Já o nadador Miguel Nascimento ficou em sexto na sexta série, 36.º posto na eliminatória, com 22:49.

Passaram apenas os 16 mais rápidos para as ‘meias’. Os restantes “ficaram pelo caminho”. As meias-finais de 50 metros livres, com a presença de Diogo Ribeiro, realizam-se ainda esta quinta-feira, por volta das 20:45, hora de Paris, 19:45 de Lisboa.

O português de 19 anos vai também participar nos 100 metros mariposa na sexta-feira, prova em que é o campeão mundial em título.

JOSÉ SENA GOULÃO/Lusa

“Merecia isto. Mereço mais do que isto ainda”

O nadador Diogo Ribeiro considera que mereceu, por todo o trabalho que tem feito, chegar às meias-finais dos 50 metros livres.

"Acho que merecia isto, acho que mereço mais do que isto ainda, por todo o trabalho que tenho feito, neste ciclo olímpico, extremamente difícil", refere.

O campeão do mundo dos 50 e 100 metros mariposa recorda os três últimos anos da quarentena, em que os nadadores estiveram "parados quase um ano", o acidente de moto que sofreu logo após os Europeus de juniores, lembrando que, durante os Jogos Olímpicos Tóquio2020, chorou em casa "a pensar se poderia vir algum dia aos Jogos Olímpicos ou sequer a praticar algum desporto".

"Hoje, estou aqui, só tenho de agradecer, porque sou um felizardo por poder estar nos Jogos Olímpicos, a melhor competição sempre das modalidades. Já dizia o Pierre de Coubertin que participar nos Jogos Olímpicos já é para seres extraordinários, mas a verdade é que eu acho que mereço mais do que isso pelo que tenho feito, pelo que tenho treinado", defende.

Nos seus primeiros Jogos Olímpicos, aos 19 anos, Diogo Ribeiro admite que queria ganhar experiência, mas que agora já sabe que pode "fazer mais do que isso", disputando a final dos 50 livres às 20:44 locais (19:44 em Lisboa).

Diogo Ribeiro, campeão mundial de 50 e 100 metros mariposa, falhou o acesso às meias-finais de 100 metros livres. Acabou a prova em 28.º lugar, com 48,88 segundos.

Os Jogos Olímpicos 2024, que decorrem em Paris, terminam a 11 de agosto.

Diogo Ribeiro é campeão do mundo de 50 e 100 metros mariposa

Diogo Ribeiro, atleta do Benfica, tornou-se campeão do mundo de 100 metros mariposa, nos Mundiais aquáticos, em Doha, no Qatar. Venceu a prova em 51,17 segundos, um novo recorde nacional. Na mesma competição, conquistou também a medalha de ouro nos 50 metros mariposa. Foi o único a fazer a prova abaixo dos 23 segundos.

À chegada ao aeroporto de Lisboa, confessou que ir aos Jogos Olímpicos é um sonho. "Enquanto não chegar a uma medalha olímpica não vou parar", garantiu.

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: