Liga dos Campeões, Fase de Liga – 4.ª jornada: terça-feira, 5 de novembro de 2024, 20h.
A ANTEVISÃO: BOA FORMA DOS LEÕES E MOMENTO MENOS BOM DOS CITYZENS PODE EQUILIBRAR AS CONTAS
Faltam palavras para descrever o início de época de Victor Gyokeres e o trabalho desenvolvido por Rúben Amorim na orientação do Sporting. Os leões são líderes isolados do campeonato, passaram com distinção os testes das taças domésticas e encontram-se em lugar de apuramento direto para os oitavos de final da Champions.
Do outro lado, o vencedor da bola de ouro Rodri está de fora por lesão, o que acontece também com outras peças importantes como Stones, Rúben Dias, Grealish e o maestro belga Kevin de Bruyne. O Sporting não é favorito para este encontro, mas pode nunca ter estado tão perto desse estatuto.
Depois de perder a meio da semana frente ao Tottenham, para a Taça da Liga, o Manchester City foi surpreendido em Bournemouth, deixando escapar a liderança da Premier League para o Liverpool. Num jogo em que faltou fluidez no processo ofensivo do City (talvez pela ausência de Rodri), os cherries foram merecedores dos três pontos, algo que Guardiola também salientou no final da partida.
Assim, é num momento de menor confiança que os sky blues viajam até Lisboa para defrontar um técnico que vão encontrar várias vezes num futuro próximo. É discutível se será mais difícil para o técnico português conseguir roubar pontos a Guardiola ao leme dos leões ou com as “ferramentas” que vai encontrar na zona vermelha de Manchester.
Com poder goleador mais que confirmado, o Sporting vai tentar aproveitar as ausências no plantel adversário para garantir pontos importantes. A perda de Rúben Amorim nesta fase da temporada é um duro golpe para adeptos e plantel, mas o ainda técnico leonino tem como claro objetivo deixar a equipa na melhor posição e estado anímico possíveis.
A equipa de arbitragem do encontro será liderada pelo alemão Daniel Siebert.
10 DADOS RÁPIDOS
- Sporting e Manchester City confrontaram-se apenas quatro vezes em jogos oficiais, em duas eliminatórias europeias (oitavos de final da Liga Europa 2011/12 e oitavos de final da Liga dos Campeões 2021/22).
- A equipa leonina saiu vitoriosa apenas na primeira dessas quatro partidas, vencendo em Alvalade por 1-0.
- A última receção do Sporting ao Manchester City, já com Guardiola ao comando, acabou com uma goleada de 0-5 a favor dos britânicos.
- O City vem de duas derrotas consecutivas e é preciso recuar mais que um ano nos calendários para encontrar a última vez que isso aconteceu (com derrotas frente a Newcastle para a Carabao Cup e Wolverhampton para a Premier League, em outubro de 2023).
- Há mais de 10 anos que o Manchester City não fica pelo caminho na primeira fase (grupos ou liga) da Liga dos Campeões: a última vez aconteceu em 2012/13, num grupo com Borussia Dortmund, Real Madrid e Ajax.
- Matheus Nunes tem sido aposta frequente de Guardiola e poderá voltar a pisar o relvado de Alvalade.
- O Sporting não perde desde a Supertaça frente ao FC Porto e leva uma série de seis encontros consecutivos a vencer.
- Gyokeres apontou oito golos nos últimos quatro jogos e será a principal ameaça para a baliza do City.
- O Sporting não alcança a fase a eliminar da Liga dos Campeões desde 2021/22, onde foi eliminado nos oitavos de final (precisamente pelo Manchester City).
- Vencendo este encontro, o campeão nacional praticamente garante um lugar no play-off (a estatística determina apenas 1% de probabilidade de ser eliminado com 10 pontos).
JOGADORES A TER EM CONTA
Geovany Quenda – Com apenas 17 anos, Geovany Quenda já se assumiu como uma peça importante do plantel leonino. Foi titular em oito das 10 primeiras jornadas do campeonato e apontou uma assistência e um golo, que o tornou no mais jovem jogador sportinguista a marcar na competição.
Destaca-se pela sua agilidade e capacidade técnica, tornando-se uma dor de cabeça para os defesas adversários. Com uma maturidade notável para a sua tenra idade, Quenda pode ser uma das revelações neste encontro frente a um adversário poderoso.
Matheus Nunes – Guardiola bem disse que o único problema de Matheus Nunes era “ter um treinador que não lhe dá os minutos que merece”. Dando razão ao técnico, Matheus foi titular nas últimas quatro partidas do City e registou dois golos e três assistências.
De regresso a um palco que bem conhece, desta vez integrado numa das melhores equipas do mundo, o médio português tem tudo para dar um “amargo de boca” aos adeptos da casa. A sua capacidade de condução de bola pode ser fundamental na transição ofensiva, caso o ataque organizado do coletivo de Manchester seja, uma vez mais, pouco frutífero.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting: Franco Israel; Diomandé, Debast e St. Juste; Matheus Reis, Bragança, Hjulmand e Quenda; Pote, Trincão e Gyokeres
Treinador: Rúben Amorim
«As conclusões a retirar deste jogo não são importantes para mim (…) O que me interessa é ganhar e despedir-me da melhor forma do clube. O que quero é deixar os adeptos e os jogadores contentes».
Manchester City: Ortega; Gvardiol, Aké, Akanji e Walker; Kovačić, Gündoğan e Matheus Nunes; Bernardo Silva, Foden e Haaland
Treinador: Pep Guardiola
«Não esperamos que seja um jogo fácil, nunca penso que vamos ganhar por quatro ou cinco (…) Os padrões e a mentalidade do Sporting são semelhantes aos de há dois anos, mas agora com peças diferentes».
PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 1-2 Manchester City