A espera terminou esta segunda-feira. O Paris Saint-Germain (PSG) anunciou oficialmente a contratação do português João Neves, de 19 anos, por cinco temporadas.
“Estou muito orgulhoso, o Paris Saint-Germain é um clube muito ambicioso. Vou dar tudo de mim para ajudar os meus companheiros de equipa, para crescer neste clube fantástico e ganhar vários títulos”, disse João Neves num comunicado publicado no site do clube.
O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, também manifesta satisfação pela contratação do médio português: “Estamos muito felizes por receber o João Neves na família Paris Saint-Germain".
“O João é um dos jogadores mais talentosos de Portugal e internacionalmente. (…) Continuamos a construir uma equipa jovem e fantástica no Paris Saint-Germain - baseada no trabalho em equipa, talento e espírito coletivo - a base do grande futuro do nosso clube”, destaca o presidente do clube francês.
João Neves deixa o Benfica por 59,9 milhões de euros
O médio internacional português transferiu-se do Benfica para o Paris Saint-Germain, por 59,9 milhões de euros (ME), informa o clube da I Liga de futebol, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
"A Sport Lisboa e Benfica -- Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Paris Saint-Germain para a alienação da totalidade dos direitos do jogador João Neves, por um montante líquido de Euro 59.921.587(...), acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o montante global da transferência poderá atingir o montante líquido de Euro 69.908.518 (...)", refere a nota.
No mesmo documento enviado ao regulador do mercado, a SAD 'encarnada' dá conta de que "terá encargos com serviços de intermediação de 10% do valor da venda e o Paris Saint-Germain não terá o direito a reter o mecanismo de solidariedade".
“Obrigado, João Neves!”
Na despedida, o Benfica prestou uma homenagem ao jovem médio, lembrando que esta segunda-feira se "encerra um ciclo iniciado em 2012".
João Neves, de apenas 19 anos, esteve ligado às 'águias' desde sempre, numa primeira fase integrado nas escolas do clube em Tavira e Faro, e a partir de 2016/17 no Benfica Campus, no Seixal, onde percorreu todos os escalões de formação até atingir equipa principal em 2022/23.
Estreou-se pela mão do treinador Roger Schmidt, em dezembro de 2022, numa derrota com o Sporting de Braga, acabando essa temporada com 20 partidas e como titular dos 'encarnados', inclusive marcando um golo diante do Sporting (2-2), que seria crucial para a conquista do título de campeão.
Na época passada, consolidou-se definitivamente como uma das principais opções do treinador, com 55 encontros, 49 dos quais como titular, e três golos em todas as competições.
Deixa a Luz com um total de 75 jogos e quatro golos pelo conjunto principal, pelo qual arrecadou um campeonato nacional e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
João Neves, que entretanto já contabiliza nove internacionalizações por Portugal e esteve recentemente no Euro2024, deixa o clube da Luz para se juntar aos campeões franceses, onde encontrará os compatriotas Nuno Mendes, Danilo Pereira, Vitinha e Gonçalo Ramos.