Liga das Nações, 5.ª Jornada: sexta-feira, 15 de novembro de 2024, 19h45.
A ANTEVISÃO: TUDO O QUE NÃO SEJA UMA VITÓRIA E UMA EXIBIÇÃO COMPETENTE É UMA DESILUSÃO
Portugal, no último jogo em solo nacional a contar para a fase de grupos da Liga das Nações, recebe a Polónia, que para sonhar com a qualificação para a fase a eliminar, precisa obrigatoriamente de fazer um resultado melhor que a Croácia – que defrontará a Escócia, no mesmo dia, à mesma hora, como ditam as regras.
Roberto Martínez convoca uma cara nova, Nuno Tavares, que poderá estrear-se como internacional A por Portugal e faz regressar Tiago Djaló, que embora nunca tenha somado minutos, repete uma convocatória passada, após afirmar-se como titular no eixo da defesa do FC Porto.
Para além disso e após justificar a ausência de Samuel Costa com as convocatórias de Matheus Nunes e Pedro Gonçalves, «Já falei com o Samu Costa e gostei muito do seu perfil. Agora está fora dos 26 porque temos mais jogadores. Agora a decisão passou por ter muita qualidade no ataque e nas opções de segunda linha. É o estágio para o Matheus Nunes, o Pedro Gonçalves. Preciso dizer publicamente que gostei muito do Samu», Roberto Martínez faz regressar o médio do Maiorca, quando estes dois ficam ausentes por lesão, demonstrando (mais uma vez) incoerência entre o discurso e as ações.
Para além das saídas dos dois jogadores já referidos, João Palhinha é a ausência mais recente do lado de Portugal, devido a uma lesão no adutor e será baixa para o jogo. Do lado polaco, após a ausência de Robert Lewandowski, Michael Ameyaw e Przemyslaw Frankowski juntaram-se também ao boletim clínico e serão, por isso, baixas para o encontro de sexta-feira, reduzindo as opções de ataque de faixa de Michał Probierz.
Portugal é amplamente favorito e em caso de vitória assegura automaticamente o primeiro lugar do grupo, podendo usar o duelo na Croácia como motivador para alguns jogadores com menos minutos e como oportunidade para testar algumas dinâmicas novas.
Hoje, Portugal enfrentará uma equipa que é forte fisicamente e que tem como principais armas os contra-ataques rápidos e as bolas paradas e por isso, a seleção das quinas terá que mais do que ter muita bola, tê-la com qualidade, circular com velocidade e com o objetivo de marcar golo. Obrigatoriamente, Roberto Martínez terá que testar um novo eixo defensivo, já que Rúben Dias está ausente, assim como Gonçalo Inácio.
A partida será ajuizada pelo árbitro lituano Donatas Rumsas, de 36 anos.
10 DADOS RÁPIDOS
- Portugal precisa de vencer para assegurar já o primeiro lugar do grupo.
- Portugal não joga no Estádio do Dragão desde 13 de outubro de 2023.
- No Estádio do Dragão, Portugal perdeu apenas uma vez. Foi na abertura do EURO 2004, frente à Grécia, por 2-1.
- A Polónia foi uma das equipas com menos pontos (1) no Euro 2024.
- Piotr Zieliński marcou nos dois últimos jogos pela seleção polaca.
- Portugal não vence a Polónia, em solo português, desde 1982.
- Portugal soma sete vitórias, quatro empates e três derrotas frente a este adversário.
- Portugal não perde para a Liga das Nações desde 27 de setembro de 2022 (Portugal 0-1 Espanha).
- Cristiano Ronaldo soma apenas dois golos frente a este adversário.
- Donatas Rumsas foi o árbitro do Benfica 2-1 Toulouse, da última temporada, e do Sporting 2-0 Lille da atual época.
JOGADORES A TER EM CONTA
Piotr Zieliński – O médio de 30 anos, trocou o Nápoles pelo Inter no verão a custo zero, tal como Mehdi Taremi, e tem sido aposta regular de Simone Inzaghi no tridente de meio-campo, seja para jogar como construtor mais recuado ou um pouco mais à frente, num sistema de 3-5-2, partilhado por ambas as equipas em que atua. É o jogador mais completo da equipa e que está presente em todos os momentos do jogo, para além de estar com o pé quente.
Cristiano Ronaldo – É sabido por todos que, mais do que qualquer coisa, o objetivo de Cristiano Ronaldo, atualmente, é marcar, marcar e marcar golos e, embora esteja longe da capacidade de outros tempos, é sempre uma ameaça para as defesas adversárias, principalmente quando o processo coletivo adversário não é muito bem gizado, como é o caso.
XI´s PROVÁVEIS
Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, António Silva, Renato Veiga e Nuno Mendes; Vitinha, Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.
Treinador: Roberto Martínez
«A Polónia é uma equipa que toma riscos, gosta de jogar ao ataque. Todos os jogadores da Polónia têm quatro ou mais golos, tirando a Croácia. Gosta de atacar e ter riscos. Temos de ver o que podemos fazer. Queremos sincronização e ligações. Queremos mostrar, com jogadores novos e que não têm a mesma experiência, que podemos continuar a controlar o jogo e criar oportunidades».
Polónia: Marcin Bułka; Jakub Kamiński, Kamil Piatkowski, Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Nicola Zalewski; Jakub Moder, Sebastian Szymański e Piotr Zieliński; Kacper Urbański e Karol Świderski.
Treinador: Michał Probierz
«Queremos uma atitude ofensiva, mas isso traz riscos. É verdade que ao jogar assim, sofremos golos. Muitas vezes jogamos com três defesas, porque é a posição em que os jogadores se desenvolvem nos clubes, e não faz sentido ser eu a mudar isso.»
PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 3-1 Polónia