Uma história que merece ser contada. Daniel Wiffen, nadador irlandês, sagrou-se, esta terça-feira, campeão olímpico dos 800m livres e conquistou a primeira medalha olímpica da sua carreira. No entanto, o seu percurso na ribalta começou longe das piscinas, mais propriamente, no pequeno ecrã.

Corria o ano de 2013 quando Wiffen, na altura com 12 anos, entrou num episódio de uma das séries mais premiadas da história, a Guerra dos Tronos. Uma vez que a sua irmã fazia parte do elenco e porque eram necessários muitos figurantes, Daniel Wiffen e o seu irmão gémeo, Nathan, foram chamados para entrar em cena no célebre 'Casamento Vermelho', na terceira temporada da série.

«Na nossa cena, estávamos na sala de estar, sentados nos degraus de baixo, quando os Stark entraram», recordou o irlandês.

11 anos depois e Wiffen é o campeão olímpico dos 800m livres. Na final, fez um tempo de 7:38.19 e bateu o americano Robert Finke (7:38.75) e o italiano Gregorio Paltrinieri (7:39.38).

«Estava a pensar 'vou entrar na história' e foi exatamente isso que fiz. Foi da maneira que eu queria. Não foi o tempo que eu queria, mas as finais olímpicas não são sobre conseguir tempos, são sobre colocar a mão na parede em primeiro lugar», disse à BBC Sport

O nadador conquistou, assim, a primeira medalha de ouro para a Irlanda nestes Jogos. Wiffen juntou o ouro olímpico aos seus triunfos nos 800 e 1500 metros livres nos Campeonatos do Mundo de Doha deste ano.

Ainda assim, o irlandês não fecha a porta a um regresso à representação: «Se aparecer alguma coisa de que eu goste, por exemplo, House of the Dragon [prequela da Guerra dos Tronos]. Se receber uma proposta para um papel nessa série, provavelmente arranjarei tempo para o fazer.»