Surpresa enorme em Leverkusen. O Bayer bateu de frente na organização do Holstein Kiel, até este sábado último na Bundesliga, e deixou dois pontos na sua própria relva. O 2-2 confirma que a versão 24/25 está longe da sua antecessora e que o bicampeonato começa a parecer uma utopia.
Tudo se torna ainda mais chocante, na perspetiva dos da casa, se nos lembrarmos que aos oito minutos já venciam por duas bolas a zero. Não há engano. Victor Boniface, servido exemplarmente por Florian Wirtz, e Jonas Hofmann fizeram os golos que pareciam condenar o modesto visitante a uma goleada das antigas.
Antes do início da heróica recuperação, Boniface teve o que seria o 3-0 anulado por indicação do VAR. Até que, praticamente do nada, o Kiel fez prova de vida: canto batido na direita e cabeceamento de Max Geschwill para golo, mesmo em cima do tempo de descanso.Depois de tantas ameaças e a certeza de uma tarde descansada, o Bayer foi para o intervalo a matutar na vantagem mínima.
Benedikt Pichler e Jann-Fiete Arp foram lançados para o segundo tempo, na equipa do Holstein Kiel, e a indicação de inconformismo teve eco no desenrolar do jogo. Mais atrevida, a equipa de Kiel lá foi contendo o ataque do Bayer e passou a sair em transições prometedoras - os expected goals (1.87 vs 1.84) mostram isso mesmo.
A 20 minutos do fim, o céu desabou mesmo sobre a cabeça de Xabi. Penálti claro de Frimpong sobre Kieler e golo de Arp, na marca de penalidade máxima.
Até ao fim, o jogo foi o que se imagina: o Bayer a arriscar tudo, mas já sem um plano lógico na cabeça. Apenas coração e ansiedade. Não deu para mais e o topo da Bundesliga ficou mais longe.
Dortmund cai na casa de Diogo Leite
Na semana em que abriu o coração ao zerozero, e reclamou atenção por parte do selecionador nacional, Diogo Leite fez mais uma bela exibição e foi fundamental na também surpreendente vitória do Union sobre o Borussia Dortmund.
Leite fez, de resto, a assistência para o golo de Yorbe Vertessen, em cima do tempo de descanso. Nessa altura, o Union passava a vencer por 2-0, pois Kevin Vogt inaugurara de penálti o marcador, aos 26 minutos. O melhor que o Borussia conseguiu foi reduzir aos 62, por Julian Ryerson: 2-1 no final.
Nos outros jogos deste sábado, o Wolfsburg foi vencer por 1-3 a Bochum (Tiago Tomás estreou-se a marcar) e o Freiburg por 0-1 a Bremen.
Pode ver AQUI a classificação atualizada da liga alemã.
VÍDEO: o primeiro golo na época de Tiago Tomás