O antepenúltimo dia do Europeu de kickboxing da WAKO acabou com sabor agridoce para Portugal. Depois da vitória para ouro de Sílvia de Almeida nos Masters, Iuri Fernandes e Sofia Oliveira não superaram as meias-finais e terão de contentar-se com o bronze, em dois combates que Manuel Gomes considera terem sido bem distintos. No segundo, o de Sofia Oliveira, Portugal até apresentou um protesto, mas o mesmo não foi aceite.

"O dia até começou bem com a Sílvia a conseguir o ouro. Estávamos na expectativa de conseguir chegar à final com o Iuri e a Sofia. O Iuri não conseguiu responder ao que o adversário exigia dele e perdeu o combate. No caso da Sofia, começou bem taticamente. Depois, a meio de combate, quando achou que estava a perder, acaba por entrar um bocadinho em perda, em desespero, em querer de mais. Em ir além da estratégia que tínhamos pedido, perdeu-se muito e não conseguia pontuar a forma clara", comentou o técnico do Clube Desportivo de Guimarães, em declarações a Record.

"Isso aí acabou por beneficiar a adversária e o estilo de jogo que ela tinha. Mesmo assim, nós achamos que pontuou mais, que ganhou o combate. Apresentámos um protesto, que não deu decisão ao nosso favor. Aqui os protestos são de uma forma muito complicada. Não há revisão de combate. Tem de haver erro técnico, erro de contagem, é mais assim que funciona", lamentou.

Ainda assim, Manuel Gomes diz que a sua atleta fez o que estava planeado... até "àquela parte em que entrou em desespero e tentou de mais" "Tem de ter mais calma e acho que até poderia conseguir. Mas estou contente, porque na minha opinião ganhou o combate - a minha e a de muita gente, de outros países... Há coisas que nós conseguimos mudar e o resultado de combate não dá para mudar. O que temos de mudar é o trabalho na próxima oportunidade."

Um fechar, um olhar já para o futuro. "Trabalhámos bem, temos agora os World Games, para mostrar que somos melhores, que conseguimos fazer melhor do que isto"