O primeiro dia de trabalho em pista terminou com Fabio Quartararo a registar o sexto melhor tempo do dia, e a parecer mais uma vez que a Yamaha está efetivamente a melhorar mas o piloto explicou que apenas na próxima ronda essa sensação poderá ser efetivamente… confirmada.

O piloto da Yamaha fez assim a sua análise ao dia em Mandalika: ‘Estou muito feliz, creio que demos bons passos em frente mas todos estiveram super próximos, não sei se por causa dos pneus ou não, mas pelo menos ficámos mais próximos do topo do que do fundo e isso é positivo’.

Apesar de tudo, em comparação com a Ducati Desmosedici GP24, existem ainda diferenças, como o #20 viu de perto: ‘Para mim afetou [a aderência], porque creio que na curva 4 e 14 a aceleração atrás do Enea [Bastianini]… em duas voltas… falta-nos muito, e na potência eles são também muito mais rápidos mas não nos podemos queixar agora, estamos na Q2 e não foi com um décimo lugar, foi sexto e isso é muito bom’.

Confirmações se a Yamaha deu meso um salto em frente, Quartararo deixou… para a próxima ronda:

– Aqui a tração também é boa, muito boa, mas para ver a nossa posição… Para ser realista, se no Japão estivermos na Q2 de forma direta na sexta feira então isso significa que demos um passo.