João Rodrigues, antigo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), faleceu, este domingo, com 91 anos.

Natural do concelho de Trancoso, João Rodrigues, advogado de profissão, foi membro do Organismo Autónomo da Associação Académica de Coimbra e presidente do Ginástica FC e do Parede FC. Posteriormente, assumiu o comando da Associação de Futebol de Lisboa, entre 1988 e 1990.

Em 1989, assumiu a pasta de presidente da FPF, onde realizou a função por três anos. De realçar que o seu percurso enquanto dirigente desportivo contou, ainda, com múltiplos anos de ligação à FIFA, através do cumprimento de algumas funções de cariz legal e disciplinar.

Fernando Gomes, através de um comunicado emitido pela FPF, deixou uma mensagem de condolências: «Foi com grande pesar que tomei conhecimento da morte de João Rodrigues, histórico dirigente desportivo que foi, entre muitos outros cargos de relevo que ocupou, Presidente da Associação de Futebol de Lisboa e Presidente da Federação Portuguesa de Futebol», pode ler-se numa primeira instância.

«Advogado de enorme inteligência, perspicácia e capacidade negocial, era igualmente um homem extrovertido nos seus relacionamentos e na condução dos seus cargos. Recordo que foi com ele à frente dos destinos da FPF que Portugal se sagrou, por duas vezes, feito absolutamente inédito na nossa história, Campeão Mundial Sub-20, em 1989, em Riade, e em 1991, em Lisboa», acrescenta.

«Pai de sete filhos, dos quais sempre falava com incontido orgulho, deixa ao futebol um legado de serviço quase inigualável», pode ler-se ainda.