O desaire sofrido diante do Sporting (0-3), no passado sábado, em partida da 9.ª jornada da Liga, em nada beliscou os objetivos do Famalicão, nem tão pouco ofuscou o excelente início de época que o clube tem realizado.
Afinal, e no plano meramente teórico, os leões eram (altamente) favoritos para o duelo com os minhotos, desde logo, e acima de tudo, porque o Sporting soma(va) por vitórias todos os jogos realizados na presente edição do campeonato. Registo que, de resto, reforçou na deslocação a Famalicão.
Perante o exposto, o conjunto orientado por Armando Evangelista já ultrapassou esse duelo com o conjunto verde e branco e continua a preparar com todo o afinco o desafio vindouro, que lhes reserva uma viagem ao terreno do Aves SAD. Para esse embate com os avenses, a formação famalicense vai tentar dar corpo ao que de bom tem feito (também) fora de portas, uma vez que os resultados fora de portas têm sido positivos.
Até ao momento, e longe de Vila Nova, o Famalicão venceu o Estrela da Amadora (3-0), na 2.ª jornada da Liga, e o Lagoa (2-0), na recente ida ao Algarve, em que em disputa estava o apuramento para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Objetivo cumprido.
Mas além destes triunfos, os famalicenses também já regressaram a casa com pontos na bagagem em mais duas ocasiões: empates com Moreirense (0-0) e Rio Ave (1-1), nas 6.ª e 8.ª jornadas da Liga, respetivamente. O único desaire sofrido na condição de visitantes aconteceu na 4.ª ronda do campeonato, no reduto do vizinho Vitória de Guimarães (1-2), num dérbi minhoto realizado a 1 de setembro, faz amanhã dois meses, portanto.
Desta forma, há sinais claros de que o Famalicão tem todas as condições para voltar a sorrir em nova deslocação, sendo certo que para o embate diante do Aves SAD há uma baixa garantida: Sorriso. Além do extremo brasileiro, que continua a recuperar de lesão, também Gustavo Sá está em dúvida.