Frederico Varandas utilizou a expressão de “Portização” para descrever a corrupção associada ao Benfica. O FC Porto respondeu.

Em entrevista à RTP, Frederico Varandas relembrou o Apito Dourado e o caso dos e-mails e comparou Pinto da Costa a Luís Filipe Vieira ao antigo presidente do FC Porto.

«Houve um período negro chamado Apito Dourado. Hoje não sei se vai ser recordado como o caso dos Emails, ou não, mas a verdade é que são duas fases negras do futebol português e onde não há que ter medo de dizer que esses dois períodos têm dois rostos: Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira. O jogo estava viciado à partida. Era muito difícil. Pinto da Costa tinha toda a sua teia, toda a sua estrutura montada. E mais tarde aparece Luís Filipe Vieira, que, talvez cansado de investir e não conseguir ganhar, faz uma ‘portização’ do Benfica, onde vai buscar pessoas que toda a gente conhece», referiu o presidente do Sporting.

Nas redes sociais, a conta oficial do FC Porto respondeu, relembrando os vários troféus conquistados pelos dragões.

«Portização não é para todos. É só para quem tem a chama do Dragão», pode ler-se na publicação dos dragões que, enuncia os títulos da equipa de futebol do clube: duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa, duas Taças Intercontinentais, uma Supertaça Europeia, 30 Campeonatos, 20 Taças de Portugal, 24 Supertaças, 1 Taça da Liga e 4 Campeonatos de Portugal.

Na imagem, é possível ver uma entrada de dicionário com três definições para a palavra Portização. Eis as três definições apresentadas pelo FC Porto.

  1. Ato ou Efeito de Ganhar, ser Porto.
  2. Definição de Princípios de Vitória entre os membros de um grupo ou comunidade. Mística.
  3. Participação em encontros ou competições internacionais enquanto Clube mais titulado do Futebol Português