Liga das Nações, 6.ª jornada. Segunda-feira, 18 de novembro de 2024, 19h45

A ANTEVISÃO: EQUIPA DAS QUINAS QUER ENCERRAR FASE DE GRUPOS COM REGISTO IMPECÁVEL

‘Inevitáveis’ é talvez a expressão que mais pode caracterizar as prestações da turma liderada por Roberto Martínez durante os cinco primeiros compromissos da presente edição da Liga das Nações. Na passagem da sexta (e última) jornada do grupo A, Portugal encontra-se no topo do lote, totalmente imbatível – apenas com um empate na Escócia – e encontra-se agora focado em manter este registo positivo alcançado.

Com 12 golos marcados e apenas quatro sofridos, a intenção que se vive no grupo português é de fechar com ‘chave de ouro’, desta feita, em solo croata. De recordar que as duas seleções já mediram forças na competição internacional, no passado mês de setembro, com Portugal a levar a melhor, num duelo disputado no Estádio da Luz (2-1).

Assim, e já numa fase em que Portugal já se encontra apurado, estes quererão certamente causar dificuldades à Croácia, que necessita apenas de um empate para se classificar para a fase seguinte. De salientar que após o triunfo sentenciado diante da Polónia (5-1), Roberto Martínez dispensou Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Pedro Neto.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Portugal e Croácia já se defrontaram por nove ocasiões.
  2. Destas, os portugueses venceram por sete vezes contra apenas uma dos croatas.
  3. O último triunfo alcançado dos lusos diante da Croácia foi no passado mês de setembro (2-1).
  4. Ante Budimir foi o último futebolista croata a abanar as redes portuguesas.
  5. Já Cristiano Ronaldo foi também o último atleta a marcar diante da Croácia.
  6. Na última visita à Croácia (2020/21), a seleção portuguesa venceu por 3-2. Rúben Dias e João Félix apontaram os golos.
  7. O melhor marcador de sempre português em embates diante dos croatas é Diogo Jota (com dois golos marcados em quatro jogos).
  8. Já do lado croata, Mateo Kovacic, foi o futebolista que por mais ocasiões marcou à equipa das quinas (dois tentos em seis duelos).
  9. A maior vitória de sempre portuguesa aplicada à Croácia foi a setembro de 2020 (4-1).
  10. O árbitro do embate será Davide Massa (Itália).

JOGADORES A TER EM CONTA

Luka Modric – Já com a sua vasta idade, o futebolista do Real Madrid, continua a ser uma peça imprescindível na turma de Zlatko Dalic. No embate diante da Escócia, onde os croatas foram derrotados, o camisola 10 esteve em grande plano e poderá ser dor de cabeça para Roberto Martínez.

Vitinha – O médio do Paris Saint Germain só entrou na segunda parte da goleada aplicada à Polónia, mas este foi um autêntico ‘game changer’ na turma portuguesa. Com uma primeira parte amorfa dos lusos, o camisola 23 entrou e rapidamente mexeu com o jogo. Fez a assistência para o pontapé de bicicleta de Cristiano Ronaldo.

XI´s PROVÁVEIS

Croácia: Dominik Livakovic, Krstijan Jakic, Duje Caleta-Car. Josip Sutalo, Josko Gvardiol, Mateo Kovacic, Luka Modric, Mario Pasalic, Petar Sucic, Martin Baturina e Andrej Kramaric.

Selecionador: Zlatko Dalic

«Sabemos que Portugal vai fazer alterações, mas também vai ter jogadores frescos e que querem provar a sua qualidade. Não vai tornar as coisas mais fáceis para nós».

Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Tomás Araújo, Nuno Tavares, Renato Veiga, Vitinha, Otávio, João Neves, Francisco Trincão, Francisco Conceição e Rafael Leão.

Selecionador: Roberto Martínez

«Esperamos uma equipa que quer ter a bola, com muita personalidade. Uma equipa que não se importa de correr riscos, de defender no um para um. Vamos ver duas equipas que querem a mesma coisa, que vão lutar pela bola e pela posição em campo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Croácia 1-2 Portugal