Fernando Pimenta terminou a sua série em K1 1000m na primeira posição e conseguiu o apuramento direto para as meias-finais, que serão disputadas no sábado.

«Queria conseguir passar direto para não fazer outra prova. Neste grupo tinha atletas com quem nunca competi. O que está a competir por individual e o americano, que foi campeão mundial sub-23 há 15 dias. Tentei desfrutar ao máximo. Agradecer a energia dos portugueses que estavam na linha de partida que me fizeram chorar. É sempre bom receber essa energia. Começaram a gritar por Portugal e Pimenta e vieram-me as lágrimas aos olhos. Depois tentei focar-me ao máximo na minha prova», comentou, em declarações à RTP.

Sobre as condições da pista: «Pode ser bastante rápida, cria também alguma instabilidade, mas acabei por fazer uma boa prova e gestão. Agora é descansar, fazer mais uns treinos de adaptação para conseguir uma boa meia-final no sábado.»

Fernando Pimenta garante não sentir o peso da responsabilidade: «Peso não sinto, sinceramente. Sinto uma energia bastante positiva dos portugueses. Todos falam de medalhas e na terceira, de ouros, mas nós estamos aqui com um nível muito alto. Há atletas novos, a arriscar, não têm nada a perder. Os que têm currículo têm. O objetivo é dar o meu melhor. Não faço promessas. A única promessa que fiz foi amor eterno à minha mulher. Vou dar o meu melhor e lutar pelos portugueses.»