Com cinco vitórias em Grandes Prémios na temporada de Fórmula 1 de 2024, a Ferrari está a avançar a todo o vapor enquanto a equipa de Fred Vasseur foca no cobiçado Campeonato de Construtores. Atrasada em apenas 36 pontos em relação à McLaren, com 557 contra 593 do rival, a campanha da Ferrari dependerá agora de uma estratégia ousada, tudo ou nada, para as três corridas restantes.
“Vamos Apostar Tudo,” Declara Vasseur
Falando antes do Grande Prémio de Las Vegas da próxima semana, Vasseur sublinhou o foco da equipa em maximizar a sua pontuação em cada sessão.
“Não quero perder pontos; quero fazer pontos. Temos de ter fins de semana melhores do que este fim de semana [em Interlagos], mas não é um drama. Teremos um fim de semana muito melhor na próxima corrida em Vegas, e é lá que teremos de marcar o grande.”
A determinação ardente da Ferrari sublinha a pressão para recuperar terreno crítico contra a dupla dominante da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri. Ambos os pilotos têm mostrado uma forma notável ao longo da temporada, consolidando a McLaren como uma forte candidata ao título.
O Arco de Redenção de Carlos Sainz
Um nome que brilha sob os holofotes de Vasseur é Carlos Sainz, que teve uma apresentação infeliz em Vegas no ano passado devido a um incidente inesperado envolvendo uma tampa de dreno solta. Este ano, no entanto, Vasseur está confiante de que Sainz pode reescrever a narrativa.
“Não estou preocupado com isso. Acho que ele voltará a Vegas muito forte. No ano passado, Vegas foi um bom exemplo; ele começou do lado errado do fim de semana com a tampa de dreno.”
À medida que Sainz se prepara para partir para a Williams em 2025, as últimas corridas do espanhol em vermelho podem ser definidoras. Apesar de estar ofuscado pelo sucesso inicial do seu colega de equipa Charles Leclerc na Ferrari, Sainz muitas vezes igualou ou superou o seu colega quando mais importava. A sua saída apenas adiciona mais uma camada de drama à busca da equipa pela glória do campeonato.
A Última Tentativa da Ferrari
Enquanto Leclerc e Sainz provaram ser uma dupla forte, eles precisarão encontrar outra marcha para desafiar a temporada quase impecável da McLaren. Com o Grande Prémio de Las Vegas, Qatar e Abu Dhabi ainda no calendário, a Ferrari precisará de uma “tempestade perfeita” de estratégia, fiabilidade e velocidade pura para derrubar os desafiantes vestidos de papaia.
As apostas não podiam ser mais altas para a Ferrari, uma vez que a sua campanha de 2024 se perfila como uma das mais competitivas dos últimos anos. Com Sainz numa missão de despedida e Leclerc ansioso por liderar a equipa rumo à glória, o ato final da temporada de F1 deste ano promete ser um confronto de cortar a respiração. Será que a visão de Vasseur conseguirá levar a Ferrari de volta ao topo, ou o ímpeto da McLaren será demasiado para superar?