Filipa Martins fez história nos Jogos Olímpicos de Paris, ao apurar-se para a final do ‘all-around’, um feito inédito na ginástica nacional.
A atleta portuguesa terminou a qualificação na 17.ª posição, com 53.166 pontos, mais do que o suficiente para garantir uma vaga na fase final - apenas as 24 melhores, entre 60 participantes, avançam na competição.
“Ainda estou um bocadinho emocionada. Acho que fizemos algo inimaginável na ginástica portuguesa. Estou super orgulhosa do nosso trabalho, do meu, da Joana [Carvalho] e do [José] Ferreirinha, além de todas as pessoas que treinam connosco diariamente e que nos ajudam a chegar aqui”, disse Filipa, depois de saltar, quando a presença na final já estava praticamente assegurada.
Filipa Martins é natural do Porto, tem 28 anos e está a participar pela terceira vez nos Jogos Olímpicos, depois ter sido 37.ª no Rio 2016 e 43.ª em Tóquio 2020.
Em Paris, vai ter a chance de lutar por uma medalha contra lendas da ginástica, como a norte-americana Simone Biles, que regressou aos Jogos este domingo. A final está agendada para quinta-feira, a partir das 17h15 (horário de Portugal continental).