A conquista da Bola de Ouro por parte de Rodri, do Manchester City, gerou críticas no seio do Real Madrid, que esperava ver o desempenho de Vinícius Jr. reconhecido pela France Football. Depois da gala, a publicação reagiu ao desagrado dos merengues por não verem o brasileiro premiado.

«Obviamente, Vinícius sofreu seguramente com a presença de Bellingham e Carvajal no top-5, porque matematicamente isso tirou-lhe alguns pontos. Isso também reflete a temporada do Real Madrid, que teve três e quatro jogadores [entre os candidatos] e os jurados repartiram os seus votos entre eles, o que beneficiou Rodri», declarou Vincent Garcia, editor-chefe da publicação.

O mesmo responsável foi depois questionado sobre a conversa com o clube espanhol, na qual o mesmo percebeu que o avançado não seria distinguido: «Tive muita pressão do Real Madrid, mas, como acontece com outros clubes, fui sempre claro, justo e talvez o meu silêncio os tenha levado ao limite. Mas foi igual com os outros. Fiquei desagradavelmente surpreendido com a sua ausência.»

«Fomos muito claros com eles e com todos os outros clubes. Este ano, vencedor e galardoado não iam ser notificados. Pensei que todos tinham aceitado, mas no último instante, não sei porquê, quiseram mudar a regra. Quando o Real Madrid tomou a sua decisão, não estou certo de que não houvesse uma certa deceção», acrescentou.