Arrebatadora. Assim se pode descrever a prestação de Francesco Bagnaia na qualificação do GP da Emília Romanha de MotoGP, para garantir a pole position com uma nova volta recorde em Misano. Miguel Oliveira arrancará de 12.º.

Após as primeiras voltas lançadas, Bagnaia (Ducati) liderava na frente de Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati), e ambos estavam já no 1m30s. Marc Márquez (Gresini/Ducati) era terceiro.

Nas segundas voltas lançadas, Martín fez um tempo impressionante em 1m30,245s para ultrapassar Bagnaia, deixando o italiano a 0,344s. Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM) era terceiro, enquanto Marc Márquez desceu a quarto e sofreu uma queda sem consequências de maior.

Depois das idas às garagens a meio da sessão, Bagnaia regressou em grande plano com uma nova volta recorde em 1m30,031s para bater Martín por 0,214s. O espanhol não teve capacidade de resposta, acabando em segundo.

Em cima do fim, Enea Bastianini (Ducati) garantiu o terceiro lugar na grelha de partida, relegando Brad Binder (Red Bull KTM) a quarto. O sul-africano irá dividir a segunda fila com Acosta e Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46/Ducati). Marc Márquez pagou caro a queda, e irá partir de sétimo.

Quanto a Oliveira, o luso da Trackhouse Racing acabou por não ter argumentos para lutar pelo top dez, e irá arrancar de 12.º logo atrás de Aleix Espargaró (Aprilia).

Resultados: