Francesco Bagnaia vai arrancar da pole position nas corridas do GP da Tailândia de MotoGP. O piloto fez uma nova volta recorde do circuito de Buriram, numa qualificação em que o seu principal rival na luta pelo título, Jorge Martín, caiu.
O primeiro líder da Q2 foi Francesco Bagnaia (Ducati), na frente do surpreendente Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) e de Maverick Viñales (Aprilia). No entanto, os tempos ainda eram muito altos.
Na sua segunda tentativa, Bagnaia fez uma nova volta recorde em 1m29,076s, enquanto Martín (Prima Pramac/Ducati) ficou a apenas 0,054s. Marc Márquez (Gresini/Ducati) colocou-se em terceiro.
Os pilotos foram depois às boxes antes de regressarem à pista nos últimos cinco minutos. E Bagnaia subiu ainda mais a fasquia ao rodar em 1m28,700s. Enea Bastianini (Ducati) colocou-se em segundo a 0,232s.
Instantes antes, Marc Márquez tinha sofrido uma queda, tal como aconteceu depois a Martín. Assim, dois dos principais candidatos à pole position estavam afastados dos últimos minutos.
Ninguém tirou Bagnaia da liderança até ao fim, com o italiano a garantir a pole position 0,232s na frente de Bastianini. Apesar de não poder voltar à pista depois da queda, Martín ainda se manteve em terceiro, enquanto Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46/Ducati) foi quarto na frente de Marc Márquez e de Quartararo.
Resultados: