Numa dramática remodelação a meio da temporada, a Williams anunciou que Franco Colapinto irá substituir Logan Sargeant pelo resto da temporada de Fórmula 1 de 2024, a partir do Grande Prémio de Itália deste fim de semana em Monza.

A decisão surge após o enorme acidente de Sargeant durante o FP3 em Zandvoort, que parece ter sido a gota de água para a equipa. Embora a saída de Sargeant da Williams no final da temporada já estivesse confirmada, a equipa optou por uma mudança a meio da temporada, trazendo Colapinto, uma jovem estrela da sua Academia de Pilotos.

Apesar do interesse nos pilotos reservas da Red Bull e da Mercedes, Liam Lawson e Mick Schumacher, a Williams decidiu promover internamente. Colapinto, que faz parte da Academia de Pilotos da Williams desde janeiro de 2023, fez a sua primeira aparição num carro de F1 durante os testes pós-temporada em Abu Dhabi no ano passado. Também teve a sua primeira experiência num fim de semana de corrida de F1 mais cedo nesta temporada em Silverstone.

O argentino de 20 anos tem impressionado na sua estreia na Fórmula 2, onde atualmente ocupa o sexto lugar na classificação com uma vitória no seu currículo. As suas boas performances valeram-lhe agora uma oportunidade no topo do desporto motorizado, tornando-se no primeiro argentino a competir na F1 desde Gastón Mazzacane em 2001.

O Diretor de Equipa da Williams, James Vowles, enfatizou que a decisão de substituir Sargeant a meio da temporada não foi tomada de ânimo leve, mas sim com os melhores interesses da equipa em mente.

“Isto é sem dúvida incrivelmente difícil para o Logan, que deu o seu melhor durante o seu tempo com a Williams”, disse Vowles. “Mas acreditamos que isto dá à Williams a melhor chance de competir por pontos ao longo do resto da temporada, especialmente com as recentes atualizações que fizemos no carro. O Franco tem demonstrado grande velocidade e potencial, e estamos entusiasmados para ver o que ele pode fazer na Fórmula 1.”

Colapinto expressou a sua emoção e determinação antes da sua estreia na F1, afirmando: “É uma honra fazer a minha estreia na Fórmula 1 com a Williams – isto é o que os sonhos são feitos. Entrar na F1 a meio da temporada será uma enorme curva de aprendizagem, mas estou pronto para o desafio e estou totalmente focado em trabalhar o mais duro possível com o Alex [Albon] e a equipa para que seja um sucesso.”

Embora Colapinto vá terminar a temporada de 2024 com a Williams, a equipa já contratou Carlos Sainz da Ferrari para ser parceiro de Alex Albon em 2025, deixando o jovem argentino sem um lugar a longo prazo. Quanto a Sargeant, que tem sido associado a uma possível mudança para a IndyCar, o seu tempo na F1 termina com 36 corridas disputadas e um único ponto marcado na sua corrida em casa em Austin, no ano passado.

Foto do Instagram de Franco Colapinto