Frederico Varandas esteve presente esta segunda-feira na apresentação de João Pereira como novo técnico do Sporting.

Frederico Varandas apresentou João Pereira como novo treinador do Sporting e sucessor de Ruben Amorim. O presidente marcou presença no Hall VIP do Estádio José de Alvalade.

«Muito boa tarde a todos. Estamos aqui para a presentar João Pereira como novo treinador. Uma apresentação que acaba por acontecer 7 meses antes do planeado e que acaba por ser uma escolha simples e natural. Conheço o João como jogador há mais de 13 anos e foi meu jogador em três momentos diferentes. Sempre mostrou liderança, caráter e um conhecimento do jogo anormal para um jogador», afirmou o presidente do Sporting.

«O João tinha que provar que seria treinador. Em 2021 convidámos o João para regressar, para terminar a sua careira e iniciar uma nova carreira. Ele aceitou o desafio. Começou com adjunto dos sub-23, depois foi treinador principal e por fim treinador da equipa B. neste três anos e meio, o João foi crescendo enquanto treinador, aperfeiçoando a sua equipa técnica e convenceu a estrutura do futebol, pela sua competência e liderança», prosseguiu Frederico Varandas.

«Tenho o mesmo sentimento que tinha há quase cinco anos, quando estava nesta sala. Tenho muito poucas duvidas de que o João daqui a quatro ou cinco anos estará numa das equipas mais poderosas da Europa. Vai encontrar no Sporting um clube que o vai proteger e permitir crescer. O Sporting vai encontrar um treinador que o vai fazer crescer», aferiu o dirigente português.

«É uma nova velha equipa técnica. Um misto de uma equipa técnica que tem muito o dedo do João e da nossa estrutura. É uma estrutura que não temos duvidas da competência e do profissionalismo. Acreditamos que vai dar continuidade e vai fazer crescer o clube», continuou o presidente dos leões.

«Vai uma grande distância do que são caraterísticas teóricas e resultados. Quando disse as qualidades do João, ele tem mais duas caraterísticas: coragem e muita confiança de si próprio. Isto para nós é um momento especial. O treinador não vai entrar num momento mau. Lançar uma equipa técnica neste momento exige ter muita confiança na equipa técnica, mas o treinador também tê-la em si», afirmou Frederico Varandas.

«Alto risco é decidirmos algo em que não acreditamos. É mais barato, isso é. O risco está exatamente no mesmo. Percebi a estupefação pela contratação do Amorim, na altura. Agora vamos apostar num jogador com zero jogos. Estou muito confortável e tranquilo», prosseguiu o dirigente.

«Nem me lembro bem o que disse ao João Pereira. O contrato é até 2027. Tem cláusula de rescisão», confidenciou o presidente do Sporting.

«Nestes quatro anos quando temos um treinador com a qualidade que tínhamos não podemos viver no presente. Os treinadores vão saindo. A excelente relação que temos na estrutura do futebol. É tudo muito simples, não há nenhuma ciência oculta. O Ruben Amorim sabia qual era o nosso projeto e ele nunca duvidou da escolha. Ele quer ser campeão e que o Sporting continue a ganhar», aferiu Frederico Varandas.

«Posso-lhe dizer que a cláusula de rescisão é alta e quando fazemos um contrato o Sporting tenta defender da melhor maneira possível a sua parte. Estamos todos tranquilos», afirmou o dirigente.

«Pensamos que o treinador é sempre a peça chave do projeto. Acreditamos que o João Pereira é a peça chave. Não vou prometer nada em relação ao mercado que eu não consigo evitar», concluiu o presidente do Sporting.