Os sonhos de Fórmula 1 de Gabriel Bortoleto estão prestes a tornar-se realidade em 2025, uma vez que o piloto brasileiro confirmou que irá correr pela Sauber, fazendo equipa com o veterano Nico Hulkenberg. A Sauber, que irá passar a ser propriedade da Audi em 2026, anunciou a mudança de Bortoleto após a sua notável temporada de estreia na Fórmula 2, onde atualmente lidera o campeonato.

“É incrível,” partilhou Bortoleto com o canal da F1. “Desde muito jovem, comecei a correr com o sonho de chegar à F1 um dia, e agora, poder assinar este contrato e estar na grelha em ’25, estou muito grato.”

Bortoleto revelou que as conversas com a Sauber estavam a decorrer há vários meses, com a equipa a considerar inicialmente se o deveria trazer para 2025 ou esperar até 2026. O jovem de 19 anos pressionou por uma estreia mais cedo para evitar um ano fora das pistas, aprendendo com a experiência de Oscar Piastri, que ficou sem um lugar na F1 em 2022 após vencer o título da F2.

“Não queria ficar um ano sem conduzir,” admitiu Bortoleto. “Agora, poder continuar o ímpeto de conduzir – F3, F2, e agora indo para a F1 no próximo ano – acho que é a melhor maneira de o fazer.”

Piastri, que sentiu a frustração de uma temporada sidelined, elogiou as conquistas de Bortoleto. “Vencer a F3 como rookie no ano passado e agora liderar o campeonato da F2, ele merece estar na F1,” afirmou Piastri, acrescentando que “do meu ponto de vista, quando se alcançam esse tipo de resultados, merece-se estar na F1.”

A estreia de Bortoleto na Sauber promete dar ao jovem talento uma valiosa experiência em pista antes da aquisição da Audi, preparando-o para ser uma peça-chave para a equipa à medida que inicia um novo capítulo em 2026.