Começam a escassear as palavras para definir a época que Viktor Gyokeres está a fazer na época 2024/25. O avançado do Sporting não mostra serviço só pelo clube: no último jogo da fase de grupos da Liga das Nações, marcou quatro dos seis golos da goleada dos suecos frente ao Azerbaijão, treinado por Fernando Santos, e garantiu a promoção direta à Liga B da prova.

26, 37, 58 e 70. Foram os minutos em que os jogadores azeris sentiram aquilo que, à partida para este embate, já outras defesas haviam experienciado em 28 ocasiões. Quando surgiu o primeiro do bombardeiro sueco, já o resultado não estava igual, com Kulusevski a abrir o marcador ao minuto 10, com a bola a sobrar para o criativo do Tottenham após jogada de Gyokeres. Em jogo sempre desigual, pela qualidade apresentada de parte a parte, o melhor marcador do campeonato português fez o segundo, em remate ainda prensado, e o terceiro com um remate cruzado preciso.

Com 3-0 chegava-se ao intervalo, mesmo após Alexander Isak marcar, em golo anulado por fora de jogo. Se, por um lado, um dos avançados da Suécia estava inspirado, o mesmo não se pode dizer do outro. O jogador do Newcastle, que pouco apareceu no desafio, não viu só o tento ser invalidado, como, logo a abrir a segunda parte, desperdiçou uma grande penalidade. Ainda assim, esses lances em nada condicionaram o desfecho.

Kulusevski bisou após nova jogada de Gyokeres e, logo a seguir ao pontapé de saída, o avançado leonino pressionou a defesa e... marcou. Hat-trick completo e, para fechar a contagem, o goleador apareceu ao segundo poste para encostar cruzamento de Salétros.

São, agora, 32 golos marcados por Viktor Gyokeres em todas as competições, em 24 jogos disputados. É o melhor marcador da época, do campeonato português, da Liga das Nações e da Liga dos Campeões. Foi protagonista numa goleada que definiu a subida de divisão e confirmou a descida do Azerbaijão à Liga D da prova de seleções. Uma vitória fácil, mas necessária: um golo de Strelec ao minuto 72 valeu o triunfo eslovaco frente à Estónia.